sábado, dezembro 23, 2023

Patriot ucraniano vs Su-34 russo, 3:0)))

No dia 22 de dezembro, a Defesa Aérea da Ucrânia abateu, num único dia e praticamente no mesmo local, na região de Kherson, os três Su-34 russos (com a possibilidade de serem um Su-35 e dois Su-34). 

Patriot é um sistema de defesa aérea que começou a ser desenvolvido em 1963. Os primeiros Patriotas entraram no serviço nos EUA, oficialmente, em 1984. A versão PAK-3, que Ucrânia usa de momento, foi adotada em 2001. 

Cinco anos após a entrada em serviço da versão atual do Patriot, ou seja, em 2006, os primeiros Su-34 em série foram lançados na fábrica de Chkalov. Outros oito anos depois, em 2014, o primeiro Su-34, chamado, pela propaganda russa, de aeronave da «geração 4++» será adotado pela força aérea russa. 

Explicação técnica do sucedido

Depois disso, os russos difundiram, em todo o seu «dark web» que o Su-34 é um super avião. Tal como o Su-25 pode vencer os blindados. É manobrável, quase como um Su-27 e pode ultrapassar um caça. Ele poderá carregar um milhão de bombas e mísseis da série X. Bem, é claro, possui uma estação de guerra electrónica super-hiper chamada «Khibina», que simplesmente corta os radares de defesa aérea do inimigo, a luz, o sentido da vida e inibe os seus pilotos da necessidade de visitar WC. Na prática, já é o segundo caso em que nem os «Khibinas», nem os helicópteros de cobertura, armados com os sistemas anti-radar, conseguem salvar os pilotos russos da engenhoca americana com o sabor ucraniano. 

Assim o alegado 2º exército do mundo queria enfrentar a NATO/OTAN. 

Parabéns à Defesa Aérea da Ucrânia. E à empresa Raytheon, bem como os seus 200 empreiteiros, que fabricam Patriots americanos modernos (fonte). 

Bloguer: aparentemente os Su-34 foram emboscados e abatidos, quando se preparavam para atacar as posições ucranianas na localidade de Krynky, o ponto avançado na margem esquerda do rio Dnipro. O abate dos aparelhos e a morte de pilotos, à muito contragosto, foi reconhecida pelos TG canais russos, especializadas na temática militar. 

TG canais russos reconhecem a perda dos três Su-34


Paraquedas de um dos pilotos dos Su-34 abatidos

Também é de notar que após o fiasco, o número de bombas guiadas russas, lançadas contra as posições ucranianas em Krynky e na margem direita do rio Dnipro desceu de 80-100 unidades por dia até 1 (uma!) unidade, em menos de 24 horas. 

Tudo indica, que o aparecimento dos F-16 na Força Aérea da Ucrânia, será uma pequena reviravolta no decorrer da guerra, tal como, anteriormente, o aparecimento dos obuseiros de longo alcance M-777 e sistemas HIMARS/GMLRS.

Bónus 




Austrália enviou uma aeronave Boeing E-7A Wedgetail de vigilância por radar de longo alcance para «proteger rotas vitais de ajuda humanitária e militar internacional à Ucrânia». Equipada com um poderoso radar, esta aeronave pode detectar aeronaves, mísseis e navios inimigos a grandes distâncias e guiar os caças até seus alvos. É uma versão militarizada do comercial Boeing-737.

Sem comentários: