terça-feira, dezembro 26, 2023

Ucrânia afunda o BDK «Novocherkask» na Crimeia ocupada

A aviação da Ucrânia, atacou e destruíu com sucesso, o grande navio anfíbio (BDK) russo «Novocherkask» (projeto 775), estacionado no porto da Feodosia na Crimeia ocupada. 

A frota russa do Mar Negro está ficando cada vez menor. Desta vez, o BDK «Novocherkask», seguiu a nau capitânia da frota russa do Mar Negro - o cruzador «Moskva». Segundo informações das redes sociais, existe a possibilidade do navio transportar os drones iranianos Shaheed-136. 





Sabe-se que às 02h30 do dia 26 de dezembro, a aviação tática da Força Aérea da Ucrânia atingiu, com mísseis de cruzeiro, possivelmente Storm Shadow ou Scalp, o grande navio de desembarque (BDK) «Novocherkask» (projeto 775) no porto de Feodosia. 



Além do porto foram atingidos vários outros alvos em Feodosia

O Comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleschuk, agradeceu aos pilotos da Força Aérea e a todos os envolvidos pelo seu trabalho meticuloso: «Vistam as calças e saiam da nossa Crimeia, ainda não é tarde!», escreveu ele, se dirigindo aos ocupantes russos. 


Aparentemente, é tudo o que restou do BDK atingido, 26-12-2023

Por sua vez, a federação russa admitiu “danos” ao navio e relatou uma (!) morte. É de notar que só a tripulação padrão do navio é 90 oficiais e marinheiros, sem contar os possíveis passageiros que acompanhavam a carga...

Bónus 

Pintor ucraniano-arménio Ivan Ayvazovsky, pintura, ao estilo de romantismo, chamada «Explosão do navio», 1900. Está exposta na Galeria da pintura de Feodosia. 

Conclusão lógica: Ivan Ayvazovsky sabia de alguma coisa...

1 comentário:

Jest Nas Wielu disse...

1. Justiça brasileira é mega demorada, multa aplicada em 2021 ainda não foi paga em dezembro de 2023 e ainda contestam a multa e processo penal permite disso...

2. Sobre a sua pergunta: estou consultar pessoas que entendem na matéria, logo que receber resposta vou indicar o canal apropriado ) obrigado pelo desejo de apoiar!