terça-feira, dezembro 12, 2023

Crônicas da guerra com GoPro: nascidos para a guerra

Um documentário sobre a trajetória de combate do combatente «Dok» da Terceira Brigada de Assalto das FAU e dos seus camaradas, nas pesadas batalhas com os ocupantes russos, desde os primeiros dias da invasão russa em grande escala em 24.02.2022. 

As crônicas em vídeo, filmadas pela GoPro do «Dok», cobrem um período de tempo, começando com a defesa de Kyiv e da região de Kyiv nos primeiros dias de março de 2022, e terminando com a campanha da Terceira Brigada de Assalto na direção de Bakhmut, em particular, a libertação de Andriivka. «Doc» é combatente do 1º batalhão mecanizado, porém, foi transferido para esta unidade da brigada já durante a defesa de Bakhmut, portanto o filme contém muitos vídeos de batalhas em que também participaram combatentes do 1º e 3º batalhões de assalto. 

O filme «Saga» consiste em 10 capítulos, cada um com seu próprio título. Os militares do 1º Batalhão Mecanizado criaram este filme a partir de trechos gravados em uma GoPro. Veja a guerra russo-ucraniana através dos olhos de combatentes ucranianos. 

Bónus 

As primeiras imagens do morteiro autopropulsado polaco/polonês «M120 Rak» com rodas na Ucrânia, as fotos do perfil oficial da 44ª Brigada das FAU. 





Um comandante de morteiro, é um competente sargento mestre, um militar habilidoso e responsável, um camarada digno. Daí o seu indicativo de chamada «Super». 

Fotos: Anastasia Shevchenko-Prykhodyon

Sem comentários: