sábado, dezembro 02, 2023

Flash-mob russo «Devolvam o marido, estou f#dida...»

Um novo flash-mob está ganhar força na rússia, principalmente fora de Moscovo e São Petersburgo, onde a taxa da mortalidade militar se faz sentir e onde os russos comuns começam à sentir o peso da guerra colonial. 

A nova realidade criou a necessidade e a vontade de ter novos adesivos em viaturas russas. Os slogans patrioteiros, de exaltação neofascista russa desapareeram, quase por completo, um ano e oito meses após o início da guerra os slogans do tipo “Ao Berlim!”, “Nossos MiG´s vão pousar em Riga”, “Treme de medo no Pentágono enquanto temos o aguardente”, simplesmente sumiram. 

Os novos slogans são bastante mais simples e muito mais pessimistas: «Devolvam o marido/gênro, estou f.dida!», é a nova palavra de ordem na rússia. 

Por outro lado, o flash-mob não siginifica o surgimento de uma oposição real ao regime do Kremlin. rússia atual é um estado neofascista, que não tolera nenhum tipo de oposição ao seu regime. Longe estão os tempos de ativismo feminino de «Mães de Soldados», que protestavam contra a guerra no Afeganistão ou na Chechênia. As atuais mães russas dizem, em público, que apoiam a guerra contra Ucrânia, apenas pedem, e muito humildemente, que em vez do seu marido ou gênro, na guerra possa morrer o marido ou gênro de alguma vizinha sua...

O que faz todo o sentido, pois diveras frentes da guerra, se transformaram no verdadeiro moedor de carne russa. O vídeo, que os militares russos filmaram nas suas posições perto de Avdiivka é um pequeno exemplo disso. Tudo está cheio de cadáveres. 

É surpreendente, ou talvez não, como o próprio comando russo não sente nenhuma pena de enviar os seus homens para o massacre em nome de nada. Para morrerem em alguma faixa de bosque miscroscópica, usada na Ucrânia para proteger os campos dos ventos, sem nome, apenas coordenadas geográficas... 

@kazansky2017

Sem comentários: