quarta-feira, dezembro 20, 2023

O caminho da vitória da Ucrânia

A publicação Foreign Affairs divulgou o texto conceitual do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dr. Dmytro Kuleba. Compartilhamos os trechos mais importantes: 

  • Guerras da escala da atual guerrarusso-ucraniana não podem ser vencidas rapidamente. No decorrer da luta, há campanhas mais ou menos bem sucedidas. Mas o principal é o resultado final.
  • Os líderes autoritários e agressores em todo o mundo estão a acompanhar de perto os resultados da aventura militar de Putin. Seu sucesso, mesmo parcial, inspira-os a seguir. Sua derrota mostrará a futilidade de tentar.
  • A Rússia aumentou tanto as apostas que soluções parciais são impossíveis. Qualquer resultado, exceto a clara derrota da rússia, representa uma ameaça para Ucrânia e os seus aliados no futuro.
  • Ucrânia é capaz de vencer esta guerra se receber a assistência militar aliada adequada (incluindo aeronaves, drones, sistemas da defesa aérea, projéteis de artilharia e mísseis de longo alcance), um aumento acentuado nas capacidades de produção da indústria de defesa da Ucrânia e seus aliados, uma posição de princípio em relação a quaisquer negociações com Moscovo/u.
  • Os ucranianos estão a pagar o preço mais elevado nesta guerra e são categoricamente contra as concessões do agressor, em particular as concessões territoriais. Ao ajudar a Ucrânia, os aliados garantem a sua própria segurança nacional. 

Ler o texto integral em inglês: https://www.foreignaffairs.com/ukraine/path-victory-ukraine-dmytro-kuleba

Sem comentários: