sexta-feira, dezembro 22, 2023

A curta-metragem ucraniana vence no AI Holiday Film Competition

A curta-metragem «O Fantasma do Natal», realizada por ucraniano Mykhailo Penievskiy, com ajuda da IA, ​​ficou em terceiro lugar no AI Holiday Film Competition. É uma história comovente de uma mãe ucraniana que perdeu o filho na guerra, viu o fantasma dele no Natal e isso mudou a vida dela. 

O autor observou que criou o filme usando ferramentas de IA, como Midjourney para geração de imagens 2D, Runway Gen 2 para animação de imagens, ElevenLabs para narração, D-ID para animação facial, bem como DALL-E 3 e PixVerse. 

Faça click para ver o vídeo

«Para algumas imagens, tirei fotos reais no meu celular, que depois processei e animei. As fotos com velas são baseadas em fotos da cozinha onde minha esposa Elvira e eu fazemos velas que depois são mandadas à linha da frente. Imagens de gato são fotos do nosso gato processadas por IA. Esse processo combinado ajudou a concretizar a ideia com mais precisão, a contar melhor a história», acrescentou o autor. 

Bónus 

Luz no meio da escuridão é a imagem da infância na Ucrânia enquanto a guerra continua.

A foto «Sob as Nuvens Negras da Guerra» se tornou a Foto do Ano de 2023 da UNICEF. O seu autor é o fotógrafo polaco/polonês Patryk Jaracz, que documenta acontecimentos na Ucrânia desde o início de uma guerra russa em grande escala. Na foto, Alina, de 5 anos, com amigas. Na noite anterior houve um ataque russo ao depósito de petróleo numa localidade ucraniana. 

A foto é um símbolo da resiliência e indomabilidade das crianças, rompendo as nuvens da guerra como um raio de luz. E isso dá esperança de um futuro melhor. Acima de tudo, as crianças na Ucrânia precisam de uma vida sob um céu pacífico.

Sem comentários: