sexta-feira, dezembro 01, 2023

Detonação dupla na linha ferrea Baikal-Amur

Finalmente apareceu confirmação em vídeo do resultado da detonação das cisternas de combustível e do incêndio no túnel Severomuyski na linha ferrea Baikal-Amur, a principal ligação ferroviária entre a rússia e a China. 

Apesar da escala significativa de danos e de pelo menos três explosões, as autoridades da federação russa optaram em defender a tese de um curto-circuito. 



Segundo imprensa russa, na noite de 30 de novembro, desconhecidos explodiram um trem de carga na rota Itikit-Okusikan, que era composto por 50 vagões (41 cisternas com gasóleo e 3 cisternas com combustível de aviação). Segundo a tripulação da locomotiva, a tensão elétrica caiu durante a passagem pelo túnel e o comboio/trem parou. Enquanto o membros da brigada descobriam o que estava acontecendo, uma forte fumaça começou a se formar no túnel - a brigada estacionou o comboio/trem e saiu do túnel. 

Como resultado da explosão, 16 cisternas arderam. O transporte de restantes vagões não era possível. 

Após a primeira explosão e para continuar o movimento, os russos começaram a usar um desvio que passa pela chamada “Ponte do Diabo”. Era exatamente com isso que se contava: quando o comboio/trem passava por esta ponte de 35 metros de altura, os dispositivos explosivos embutidos nele explodiram. 

Ponto do Diabo

De acordo com os canais TG russos, as 6 cisternas arderam com a explosão. As autoridades russas tiveram que usar um combóio/trem especial de bombeiros para apagar o fogo. 

Os ocupantes russos deveriam se acostumar com o facto de que a justiça ucraniana os alcançará em quaisquer parte do mundo, mesmo na distante Buriácia.

Sem comentários: