segunda-feira, dezembro 25, 2023

Os drones navais ucranianos da GUR MOU e do SBU

A frota de drones navais ucranianos opera com três sistemas distintas. Estamos mostrando eles juntos pela primeira vez, assim como a fábrica onde é montada uma das plataformas de combate não tripuladas. 

O drone «Sea Baby», desenvolvido pela SBU, é uma plataforma multifuncional, que pode portar vários tipos de armamentos, o drone foi usado para explodiu a ponte da Crimeia em 17 de julho de 2023. 

O drone «Magura V5», principal plataforma naval não tripulada do Ministério da Defesa das Forças Armadas da Ucrânia, afundou dois barcos de assalto anfíbio na vila de Chornomorske, na Crimeia, em 10 de novembro corrente, um deles carregado de blindados ligeiros BTR-82, o que influenciou a decisão russa para mover a sua frota do Mar Negro para Novorossiysk. 

O drone «Kozak Mamay», também da SBU, embora o serviço especial não o tenha mostrado até hoje. Em 5 de agosto, ele atingiu o petroleiro militar «SIG» navio anfíbio «Olenegorsky Gorniak», mostrando que a Ucrânia pode chegar até Novorossiysk. 

Muito possivelmente em 2024 conheceremos algumas novidades no domínio de drones marítimos ucranianos. 

Bónus 

Presente de Natal da Força Aérea Ucraniana. 

A força de defesa aérea ucraniana abateu mais um Su-34 russo perto de Mariupol ocupada (4º aparelho em dois dias), ambos os pilotos morreram. Um outro Su-30 russo, que tentou disparar contra Odessa, sem sucesso, foi alvejado, mas aparentemente sobreviveu e chegou à base (UPD: a força aérea da Ucrânia acaba de confirmar o abate do caça russo Su-30SM).

Sem comentários: