Eles faziam parte de um pacote de apoio militar aliado à URSS, pago pelos Estados Unidos sob o chamado esquema Lendlease. Legislação semelhante está sendo usada hoje pelo governo dos Estados Unidos para enviar ajuda militar à Ucrânia enquanto busca expulsar as forças russas de seu país.
Especialistas em aviação dizem que esta é a primeira vez que restos de tantos Hurricane foram encontrados na Ucrânia.
«É muito raro encontrar esta aeronave na Ucrânia», diz Oleksa Shtan, ex-piloto de avião que lidera a escavação. «É muito importante para a nossa história da aviação porque nenhuma aeronave Lendlease foi encontrada aqui antes.»
O Hawker Hurricane foi o burro de carga da Batalha da Grã-Bretanha - a campanha aérea de 1940, quando a Royal Air Force (RAF) derrotou as tentativas alemãs de invadir o Reino Unido. Embora seu papel tenha sido frequentemente ofuscado pelo avião Spitfire mais novo e mais adaptável, o Hurricane derrubou mais da metade de todas as aeronaves inimigas durante a batalha.
«O Hurricane era uma máquina forte e fácil de pilotar», diz Shtan. «Era estável como uma plataforma de canhão e adequada para pilotos inexperientes. Uma aeronave confiável.»
No total, cerca de 3.000 furacões foram enviados à URSS entre 1941 e 1944 para apoiar o esforço de guerra soviético. A maioria foi destruída em combate ou desmantelada posteriormente para peças.
Mas alguns Hurricane foram deliberadamente desmembrados e enterrados após a guerra, para que os soviéticos não tivessem que pagar aos Estados Unidos. Sob a legislação Lendlease, a URSS era obrigada a pagar por qualquer equipamento militar doado que permanecesse intacto após o fim das hostilidades.
Este foi o destino dos oito Hurricane encontrados enterrados na floresta ao sul de Kyiv.
Sem comentários:
Enviar um comentário