segunda-feira, julho 17, 2023

«Batalhão Invisível»: ucranianas na linha de frente

Atualmente, aproximadamente 42.000 ucranianas servem ativamente nas Forças Armadas da Ucrânia, com cerca de 5.000 mulheres servindo diretamente na linha de frente.


📸 @slavaratynski via Instagram

O documentário sobre as mulheres ucranianas na guerra. Filmado em 2017, anos antes da invasão em grande escala, acompanha seis militares ucranianas durante a agressão russa.
Produzido e filmado por mulheres, Batalhão Invisível é o primeiro documentário feito sobre as experiências de mulheres ucranianas na guerra. O filme segue seis soldados e veteranos ucranianas enquanto lutam na guerra contra a rússia e explora os desafios que enfrentaram ao longo de seu serviço, desde a evacuação de vítimas até a recuperação do transtorno de estresse pós-traumático e a reintegração à vida civil.

Essas seis heroínas representam um grupo muito maior de mulheres ucranianas em unidades combatentes das Forças Armadas da Ucrânia, cujas histórias e papéis são frequentemente negligenciados na guerra russo-Ucraniana, e chamam a atenção para estereótipos, discriminação de gênero e a luta por reconhecimento e compensação em par com os homens que servem.

Sem comentários: