segunda-feira, julho 03, 2023

A máfia russa que apoia e morre pelo regime russo

A máfia russa tornou-se um parceiro silencioso no esforço de guerra russo, em outra indicação de quão perto o estado russo e o submundo do crime se tornaram. Uma análise mostra como gangsters famosos lutaram e, em alguns casos, morreram na Ucrânia.

O meio de comunicação russo independente Polygon Media relata que figuras importantes entre os vory v zakone (literalmente ladrões da lei) russos – a elite do submundo criminoso – deram seu apoio à guerra da rússia na Ucrânia. Esta é uma grande mudança de atitude para os vory, que são tradicionalmente anti-autoridades.

Membros influentes – dos vory v zakone – de pelo menos 10 gangues criminosas morreram na guerra, como mostra o mapa. Eles incluem homens que foram condenados por roubo, extorsão e assassinato e, em alguns casos, cumpriam penas de prisão de décadas.

Tradução: Criminosos russos famosos que morreram na guerra russa contra Ucrânia

A Polygon relata que quando o Grupo Wagner começou a recrutar prisioneiros, a elite criminosa – os vory v zakone – foi inicialmente hostil devido às relações tradicionalmente antagônicas entre o vory e as autoridades estatais.

As atitudes mudaram depois que Shakro Molodoy (Zakhariy Kalashov), o padrinho mais importante atualmente preso, instou os condenados a se juntarem a Wagner. Seu apelo foi transmitido na TV das prisóes nas regiões de Kostroma, Vladimir, Magadan e Novosibirsk imediatamente após o discurso de Ano Novo de Putin.

Olga Romanova, do grupo de direitos dos prisioneiros 'rússia emprisionada', diz: «As tradições dos ladrões mudaram completamente sob Putin e, graças a ele, em seus 20 anos, as prisões não são mais divididas em «zonas vermelhas» [controladas pelo estado russo através do Serviço Federal Penitenciário] e «zonas pretas» [gerido pelas autoridades dos ladrões].

«O mundo dos ladrões se fundiu com o mundo das autoridades. Shakro Molodoy está ligado ao chefe do Comité Investigativo russo, [Alexander] Bastrykin - eles são uma gangue», diz ela.

Vale ressaltar que as forças armadas russas foram profundamente infiltradas por gangues criminosas, a ponto de alguns bandidos terem morado em bases militares e extorquido os soldados lá, com a conivência de oficiais corruptos.

Embora vários «ladrões da lei» proeminentes tenham morrido na guerra, Romanova diz que alguns não estão lutando e aproveitaram a oportunidade para «escapar» legalmente. «São pessoas de grupos do crime organizado e com dinheiro».

Não há nada que impeça alguém com tanto dinheiro de fazer um acordo com o chefe da prisão e Prigozhin para ser registrado como «alistado na guerra» e depois simplesmente se esconder nas montanhas da Chechênia. E não é à toa que Prigozhin e Kadyrov tiveram um bom relacionamento.»

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem são os idiotas úteis de Putin https://www.economist.com/europe/2023/07/03/-vladimir-putins-useful-idiots

Anónimo disse...

https://www.economist.com/europe/2023/07/03/-vladimir-putins-useful-idiots

Neste artigo, fica claro que quem realmente está do lado da Ucrânia são os EUA, Inglaterra e Polonia. Os outros países foram tomados por narrativas e propagandas russas. Filhos da mae! A Hungria já foi no passado invadida pela Rússia. A República Tcheca tb. Ficou chocado em ver que o candidato favorito nas eleições da Eslováquia é um esquerdista pro-russo. Esses países estao apoiando a Rússia ou sendo neutros? Pois bem, quando forem estes atacados a Ucrânia tb terá todo o direito de ficar "neutra" tb.