quinta-feira, setembro 17, 2015

Finlândia e o “internacionalismo proletário” soviético

No inverno de 1940, o famoso fotógrafo e jornalista americano, Carl Mydans (1907 – 2004), repórter da revista LIFE, fez uma reportagem fotográfica, mostrando os moradores da cidade finlandesa de Tammisaari (hoje Ekenäs) se esconderem na floresta, para escapar dos bombardeamentos da aviação soviética, no decorrer da Guerra de Inverno (Talvisota).
Vyacheslav Molotov, o ministro soviético dos Negócios Estrangeiros afirmou no telefonograma à Liga das Nações: “URSS não está no estado de guerra com Finlândia, mas apenas fornece o auxílio ao Governo popular da República Democrática de Finlândia”. Molotov também negou categoricamente os bombardeamentos, explicando que “aviação soviética lança os alimentos para ajudar aos finlandeses famintos”.
Durante a Guerra de Inverno, que durou entre 30 de novembro de 1939 à 13 de março de 1940 a aviação soviética efetuou cerca de 2.075 bombardeamentos contra 516 localidades finlandesas. Em resultado, morreram pelo menos 957 cidadãos civis. À título de exemplo, a cidade de Viipuri, foi quase demolida, alvo de cerca de 12.000 bombas soviéticas (FONTE). No total, a aviação soviética lançou 26.000 bombas e perdeu 348 aviões, destes, 296 fora do combate. Outros 87 aviões foram para a reparação (FONTE).
O hospital finlandês após o bombardeamento soviético
A aviação soviética usava contra os alvos civis as bombas térmicas, incendiárias e de fragmentação. Uma destas bombas, RRAB-3, recebeu dos finlandeses o nome sugestivo de “Cesto de pães de Molotov”.  
A bomba soviética RRAB-3: "Cesto de pães de Molotov"
Carl Mydans na URSS
Carl Maydans: os tempos livres de crianças soviéticas, inverno de 1959
No inverno de 1959-60, ao pedido do LIFE, o mesmo Carl Mydans visitou a URSS, onde fez algumas reportagens sobre as crianças soviéticas: sobre os seus tempos livres (Moscovo, dezembro de 1959) e sobre os jardins-de-infância (Moscovo, janeiro de 1960).
Carl Maydans: jardim-de-infância soviético, inverno de 1960.
As crianças dormem vestidas e com as janelas abertas para aumentar a sua imunidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou precisando de colaboradores para combater trolls russos na pagina do ukraine today:

http://uatoday.tv/

Se vc conhece nacionalistas que falem bem inglês, por favor, indique a paginas para eles. Eles estão em ligeira maioria la e enchem os comentários das noticias com aquelas típicas propagandas pro-putin!!!

Anónimo disse...

Ola, eu gostaria de te pedir para que vc entre em contato com autoridades do seu pais tendo em vista a proibição da entrada de brasileiros membros dos seguintes partidos:

PC do B
PCB

São todos pro-invasao! Comunique sobre esses partidos aos autoridades de inteligência e imigracao do seu pais.

Anónimo disse...

Vc poderia comunicar as autoridades do seu pais sobre este cidadão brasileiro:

https://vk.com/sergiolessa

Ele planeja entrar ilegalmente na Ucrania para se juntar a outros terroristas brasileiros que estão nos grupos criminosos que invadiram a ucrania.

Jest nas Wielu disse...

Estimado anónimo,
obrigado pela sua colaboração bastante ativa:
Sérgio Lessa: o caso será adicionado à base de dados apropriada; um estalinista que é funcionário da multinacional de consultoria L.E.K. de São Paulo, combina muito ;-)
Também poderá escrever aos patrões dele: http://www.lek.com/contact-us

Comunistas: a filiação partidária não é mencionada no passaporte brasileiro ;-) dai SBU terá a dificuldade de seber quem é comuna e quem não é ;-)

UA Today: proponho concentrar as nossa atenção no anti-terror e deixarmos o lirismo ao lado, os terroristas são a prioridade, os comentários sobre o hino, não são.