terça-feira, novembro 04, 2014

Kharkiv – Carcóvia e Maydan em Lisboa

No próximo dia 8 de novembro (sábado), pelas 17h30, o jovem-escritor portuguêsJoão Máximo estará em Lisboa, na Escola Pedro Santarém (rua Estrada de Benfica  535) para apresentar a sua obra Para sempre Carcóvia junto da comunidade ucraniana residente em Portugal, mas não só.

Por cada livro vendido/adquirido, 1€ reverterá à Associação dos Ucranianos em Portugal (www.spilka.pt), com o intuito de auxiliar as suas missões de apoio à população ucraniana, e às vítimas do conflito no leste da Ucrânia.

Escreve o líder da comunidade ucraniana de Portugal, o lisboeta Pavlo Sadokha:

«O livro permite olhar para a nossa pátria ucraniana aos olhos de um português, e talvez ajudará, aos ucranianos, redescobrir a Ucrânia. [...] Talvez é a experiência necessária que ajudará aos ucranianos apresentar o seu país ao mundo de uma maneira mais convincente. Pois espelha o olhar e a percepção europeus da Ucrânia».

Endereço e localização:
Lisboa, Estrada de Benfica, № 535 (Escola Pedro Santarém); autocarros № 716, 750, 746, 758, estação de metro: Estação Colégio Militar

“...Este Livro é uma janela que vos abro à grande estepe europeia, à grande estrada que é o céu ucraniano... Venham por isso, comigo, até lá, outra vez, as vezes que quiserem...”
João Carlos Máximo, “Para Sempre Carcóvia”

O filme “A Praça” (Maydan) em Lisboa

Até o dia 5 de novembro em Lisboa será possível assistir o filme documental “A Praça” (Maydan) do realizador belaruso Sergei Loznitsa, que estreia esta semana em exclusivo no Cinema Ideal (o cartaz).

Um filme vital e urgente” – The Guardian
Uma chamada à realidade alarmante e importante” – Indiewire
Um filme espantoso” – The Hollywood Reporter

Sem comentários: