segunda-feira, novembro 10, 2014

A crise ucraniana: o que isso significa para o Ocidente

O último livro do historiador e cientista político britânico Andrew Wilson “A crise ucraniana: o que isso significa para o Ocidente” (Yalebooks, ISBN 9780300211597, preço: £12.99) já está à venda, a versão e-book estará disponível em breve (ler o trecho).

A questão Ucrânia rapidamente se transformou em uma grande crise geopolítica, o teste mais severo da relações entre a Rússia e o Ocidente desde a Guerra Fria. O relato de Andrew Wilson situa a crise dentro de ambição secreta da Rússia, desde 2004, para expandir a sua influência dentro da antiga periferia soviética, e sobre os países que hoje fazem parte da UE e da NATO, como os Estados Bálticos.

O autor mostra como a Rússia gastou biliões, desenvolvendo o seu poder de influência na Europa Central, auxiliada pela desatenção diplomática dos EUA na região, e como o projecto de Putin é pouco compreendido no Ocidente.

O livro também examina o corrupto “golpe de Estado” de Yanukovych em 2010 e fornece a conta do dia-a-dia mais íntima dos protestos em Kyiv, entre novembro de 2013 à fevereiro de 2014 (nos quais Wilson estava presente). Ele explora o golpe militar na Crimeia, o papel da Rússia e as tensões de longo prazo com os muçulmanos tártaros da Crimeia. Abrange a eleição presidencial de 25 de maio de 2014 e as perspectivas para o novo presidente ucraniano Petró Poroshenko.

No livro Andrew Wilson analisa outros estados sob pressão da Rússia – Geórgia, Moldova, Belarus, pois: “a Rússia, claramente, não vai parar na Ucrânia”.

Andrew Wilson tem vindo a cobrir a crise ucraniana em jornais, rádio e mídia digital (ver Andrew Wilson), estava na Maydan de Kyiv durante as manifestações cruciais em fevereiro de 2014. Recentemente publicou os artigos no New York Times, USA Today, Wall Street Journal, The Economist, The Guardian, Londres Evening Standard, entre outros. Na página do Conselho Europeu das Relações Internacionais o autor acompanha constantemente a situação na Ucrânia: http://www.ecfr.eu/wider

Fontes:

RIP Artem Kornev

O sargento dos fuzileiros navais da Ucrânia, Artem Kornev, 23 anos, servia na Crimeia, após a ocupação continuo fiel à Ucrânia, servindo em Mykolaiv. Morreu no dia 29 de outubro, na aldeia de Talakivka, nos arredores de Mariupol, atingido pelo fogo dos terroristas russos (FONTE).

Ajudar à sua família:
Cartão do PrivatBank: 5168 7556 0522 8275 Kornev Dmytro (irmão)

1 comentário:

Anónimo disse...

Essas mortes de ucranianos e resultado direto da entrada de material belico da Russia ha 2 semanas.