terça-feira, setembro 23, 2014

A crónica do UPA: 1942-1954

O estúdio ucraniano Documentary.org.ua apresenta o seu novo filme documental “A crónica do Exército Insurgente Ucraniano: 1942-1954”, que através das experiências e participação pessoal dos entrevistados conta a história da resistência armada ucraniana. Resistência, também conhecida como “exército dos invencíveis” que combateu as duas maiores pragas do século XX: nazismo alemão e comunismo soviético.

O filme é dividido em duas partes, a 1ª já pode ser vista on-line ou comprada, a 2ª se encontra em produção. A técnica do filme é mista: os depoimentos dos 34 veteranos da resistência militar (UPA) e da clandestinidade política (Organização dos Nacionalistas Ucranianos – OUN) são misturados com a crónica do arquivo e as recreações recentes, ao estilo das produções da BBC.

O realizador Taras Khymych, o mesmo que dirigiu Setembro de ouro entrevistou para a sua nova obra cerca dos 100 veteranos da OUN-UPA, entre eles Myroslav Symchych, comandante ucraniano que passou 32 anos, 6 meses e 3 dias nas cadeias e campos de concentração soviéticos.

A equipa realizadora propõe neste filme olhar para UPA através dos seus combatentes comuns, sem exaltações e clichés propagandistas. A história oral revela uma visão não convencional da natureza da luta de UPA, permite sentir o clima e espírito da época, mergulhar no abismo dos eventos violentos.

A descrição histórica do filme não pretende ser exaustiva, ao mesmo tempo tenta responder às questões cruciais: o que forçava as pessoas à irem para a resistência armada, em que se baseou o fenómeno da auto-organização da UPA, qual foi a razão da sustentabilidade da luta de resistência ao longo de mais de uma década e por que ficou indestrutível a ideia pela qual lutaram os ucranianos.

Amor e ódio, lealdade e traição, heroísmo e covardia – tudo isso está misturado na história do UPA, não deixando o espaço para uma narrativa à preto-e-branco.

Ver a 1ª parte do filme on-line: Vídeo / Vídeo
(e já agora, outros 68 vídeos interessantes da Diana Popovich: https://vk.com/videos135536963)
https://www.youtube.com/watch?v=UpG8mHwaPXQ&feature=youtu.be

Os blindados russos aniquilados na batalha de Starobesheve

Nas imagens podem ser apreciados os restos dos blindados russos T-72BA e T-72BM, pertencentes às forças russas de ocupação, aniquilados pelos ucranianos nos arredores da localidade de Starobesheve (província de Donetsk).

As fotos foram publicadas no FB do dissidente russo-georgiano Oleg-Sandro Panfilov com a menção da origem em @Sobiratel.net e uma legenda: “Aniquilados em Starobesheve os blindados T-72BA e T-72BM dos ocupantes russo-fascistas”, escreve Censor.net.ua

Blogueiro



Os blindados russos nas imagens são as modernizações mais recentes do modelo soviético T-72. Actualmente não existe nenhum registo da venda ou transferência destes blindados à nenhum país do mundo, incluindo à Ucrânia. Ou seja, o argumento do que os “militantes” terroristas poderiam capturar estes blindados ao exército ucraniano não serve neste caso...

1 comentário:

Anónimo disse...

Triste, mas os terroristas continuam usando criancas na guerra:

https://pp.vk.me/c619916/v619916064/175b0/Mu-DShH0hHw.jpg