quinta-feira, setembro 04, 2014

A defesa da Mariupol

Dez carros de combate russos foram destruídos à 15 kms de Mariupol, em Shirokyne (foto e mapa). A força russa progredia de duas direcções: do norte (vinda remotamente de Krasnodon) e da ocupada cidadezinha fronteiriça de Novoazovsk.

Apesar da valentia dos defensores do batalhão Azov (ridiculamente mal equipados para uma operação desta envergadura), vai ser muito difícil travar a investida. Mas em Mariupol o tempo é para uma grande manifestação a favor da paz e da integridade territorial da Ucrânia.
Os moradores de Mariupol aplaudem às Forças Armadas da Ucrânia que defendem a sua cidade
A cimeira G6

Primeira imagem do encontro EUA-GB-França-Alemanha-Itália com Petró Poroshenko, na cimeira de Gales. O presidente ucraniano informou que, só na noite anterior morreram 120 soldados russos nas frentes de Debaltsevo e do sul de Luhansk. Informou também que os ucranianos sofreram, até agora, 837 mortos e 3044 feridos.

Entretanto, a NATO, como se previa, não anunciou apoio armado à Ucrânia (não podia), mas deu o passo de «apoiar toda a ajuda militar bilateral dos membros» ao país invadido. Uma «nuance» inesperada e significativa...
"Apenas para frente na defesa de Mariupol"
A página oficial do batalhão Azov deu as últimas notícias da frente do combate (da unidade do “Bootsman”):

“Estamos vivos, não acreditem em rumores. Alguns são feridos, mas nada de grave. Os deuses protegem nos. Durante 5 horas à cada 3 minutos fomos alvejados pela artilharia, morteiros e “Grad”.
       Depois sobre o tenebroso.
     Todos aqueles que querem a Rússia, que acreditam no césar-fogo do Putin-Poroshenko, recomendo visitar ou pelo menos telefonar à aldeia de Shyrokino. Lá estão as casas destruídas, há mortos e feridos.
      Hoje durante 5 horas a artilharia russa disparou contra uma pacífica aldeia ucraniana. Onde não estava nenhum militar ucraniano.
Bem-vindos ao “mundo do Putin”...”

Mariupol pela paz e unidade da Ucrânia
Cutin - paralho para te e não Mariupol!




Os moradores de Mariupol se reuniram em um comício significativo pela paz e pela a unidade territorial da Ucrânia. Além disso, a cidade continua se preparar militarmente a sua defesa, são montados os postos de controlo, que deverão travar a ofensiva terrorista russa no caso da ataque contra a cidade. Hoje, os combates proceguiam na autro-estrada entre Mariupol e Novoazovsk, tomada alguns dias atrás pelo exército russo, informa Hromadske.tv

2 comentários:

Anónimo disse...

As nacionalistas russas! hhahah!

Anónimo disse...

E muito belo o amor que os ucranianos sentem pelo seu proprio pais. Um povo que suportou os dois piores regimes politicos do mundo, enfrentou 2 piores tiranos da humanidade, enfrentou a fome forcada, o genocidio (talvez o pior do maior do mundo), mas ainda assim seu sentimento nacional sobreviveu. E raro um povo que diante sob tiranias tao severas, seu sentimento de nacionalidade nao sucumba. E raro nao haver assimilacao. Acho que talvez seja esse o caso de Belarus. La, no vizinho, o sentimento nacional foi engolido, apagado. Por isso os bielorussos nao tem a mesma resistencia do povo ucraniano. Sera que algum dia o povo bielorusso tera o seu Maidan?