domingo, setembro 21, 2014

A manif pela paz na Ucrânia: em Moscovo e no mundo

"Não à guerra com Ucrânia!"
Até 100.000 russos saíram às ruas de Moscovo para participar na Marcha pela Paz e contra a guerra e invasão russas na Ucrânia.
"Putin, chega de mentir!"
A marcha autorizada pelo Município passou desde praça Pushkin, pela avenida Académico Sakharov até o cruzamento com anel rodoviário de Sadovoe. Muitos participantes, em sinal de solidariedade com Ucrânia usavam as faixas azuis e amarelas ou estavam vestidos às cores da bandeira ucraniana, outros seguravam as bandeiras nacionais da Ucrânia e da Rússia, além das bandeiras dos partidos e movimentos da oposição russa.
"Ucrânia, perdoa nos!"
Entre os cartazes destacaram-se os seguintes: “Não à guerra”, “La-la-la ... pare a guerra”, “Me desculpe, Ucrânia”, “Mãos fora da Ucrânia!”, “Juntos pararemos a guerra”, “Eu não quero a guerra”, “Putin precisa de escravos e dos inimigos, Rússia não os precisa, as mães não precisam dos caixões”, “Rússia não conduz a guerra, então de onde (vieram) os “nacional-traidores”, “inimigos” e as campas anónimas”. Muitos dos manifestantes seguravam os retratos dos militares russos que morreram no leste da Ucrânia.

Os manifestantes também cantavam o hino da Ucrânia, gritavam as palavras de ordem: “Não à guerra!”, “Glória à Ucrânia! Glória aos Heróis!”, “La-la-la-la...”, entre outras.
https://www.youtube.com/watch?v=2OkFg0zg2a8&feature=youtu.be
"Liberdade aos prisioneiros de 6 de maio!"
A polícia moscovita reforçou as medidas de segurança do decorrer do evento. Assim, todos os participantes passaram pelos detetores de metais; a manifestação era sobrevoada pelo helicóptero da polícia russa.

Fonte:

Os apoiantes das organizações terroristas “rpd” e “rpl” que tentaram organizar em Moscovo uma marcha paralela e não autorizada acabarem por ser detidos pela polícia (fotos em baixo).

O opositor russo Boris Nemtsov escreveu no seu FB:

Chegamos até (rua) Trubnaya – mais de 100 mil pessoas. O povo grita: “Parem de mentir e guerrear!!”

Foi muito legal. Marchamos com Mikhail Kasyanov ... e dezenas de milhares de moscovitas livres. O povo gritava – paz à Ucrânia, a propaganda ao retrete! Bandeiras para cima – Putin ao tribunal em Haia! Paz à Ucrânia! Liberdade à Rússia!
"FUNCIONÁRIOS do 1º Canal, TV Rossija, NTV: SANGUE (está) nas vossas mãos, REPENSEM!"
O partido da Paz hoje estive em primeiro plano. E o partido da guerra perdeu. E isso é ótimo.

Marcha inviabilizada em Novossibirsk

Na cidade siberiana de Novossibirsk, a polícia russa e os provocadores (jovens mascarados) inviabilizaram a marcha pela paz e contra a guerra na Ucrânia, informou no seu Facebook o blogueiro russo Sasha Sotnik:

Em Novossibirsk, a Marcha da Paz foi, de facto, inviabilizada pela polícia e pelos provocadores pró-Kremlin. Isso prova mais uma vez que o partido da guerra se situa no Kremlin. Putin não quer a paz. Ele deseja os cadáveres, a sangue, morte, dor e sofrimento. Talvez seja na hora de lhe carregar com tudo isso: dor, sofrimento e morte? Mas apenas o pessoalmente e não à nós?...
Os skins-"anti-fascistas"...
Neste domingo na Ucrânia e no mundo é celebrado o Dia internacional da Paz. Em diversos países europeus, nos EUA e na Rússia foram planificados e organizados as ações em massa em apoio da Ucrânia, escreve a UNIAN.
Marcha pela Paz em Lisboa, 21.09.2014
Flash-mob pró-Ucrânia na China

No dia 20 de setembro, em Beijing, no território da embaixada da Ucrânia na RP China decorreu o flash-mob “Flag for Ukraine”, cujos participantes amealharam cerca de 10.000 dólares para ajudar aos militares ucranianos feridos no decorrer da OAT.

No flash-mob participaram cerca de 300 pessoas de 10 países do mundo, incluindo os chineses. Os ativistas recriaram a bandeira da Ucrânia, vestindo os t-shirts azuis e amarelas, o design dos quais foi desenvolvido pela conhecida designer ucraniana Anzhela Lysytsia.
"Aguentem, irmãos, nos estamos convosco"
No decorrer do flash-mob foram vendidas 450 t-shirts que renderam mais de 60.000 yuan (quase 10.000 USD), que irão beneficiar os militares ucranianos em tratamento no Hospital militar de Irpin (arredores de Kyiv) que necessitam dos próteses, informa a TV ucraniana 24tv.ua

Bónus

Ucrânia Ocidental (Galiza) recebe o Herói que tombou na defesa da Ucrânia, comparem com os enterros clandestinos dos militares russos mortos pelo militarismo imperialista do Kremlin:

https://www.youtube.com/watch?v=tMjl1euADEg

Sem comentários: