sábado, março 01, 2014

Crimeia sob a ocupação estrangeira



As unidades militares estrangeiras tomaram de assalto a TV estatal da Crimeia (alegadamente a 76ª Divisão Aerotransportada de Pskov). Na estação de TV dos tártaros da Crimeia ART, estão reunidos todos os seus jornalistas, na sua defesa ocorreram centenas de voluntários. O ataque é esperado nessa noite. Nas imediações foram vistos alguns blindados, mas para já tudo está calmo. Na mesma noite também é esperada a ocupação do edifício do Mejlis dos tártaros da Crimeia, lá também são concentradas as forças (pró-Ucrânia), escreve o jornalista Ayder Muzhdabaev.
 
NOTA OFICIAL SOBRE OS RECENTES ACONTECIMENTOS NA UCRÂNIA

A Ucrânia é reconhecida mundialmente, como um país próspero e democrático, uma sociedade solidária. Sendo assim, nós os Tártaros da Criméia, seja na diáspora ou na Criméia, apoiamos a ordem constitucional, as políticas e ações do governo, desde que sejam respeitadas as leis internacionais, os direitos humanos e os princípios democráticos.

Contudo, as declarações do presidente do Conselho Supremo da Criméia, são o principal obstáculo no caminho dos Tártaros da Criméia para proteger a sua cultura e civilização desde a sua volta à sua terra natal em 1991, após a deportação de 18 de maio de 1944. /.../

Neste mesmo momento, notícias da Crimeia, na véspera das comemorações do presidente Noman Çelebicihan da República Popular da Criméia, em 1917, fazem lembrar-nos dos velhos tempos sombrios da história da Criméia e nos aumenta a ansiedade quanto ao recentes acontecimentos.
 
Forças de ocupação na Crimeia ucraniana...
São inaceitáveis para os Tártaros da Criméia da diáspora, as prováveis consequências prejudiciais através de exigências irracionais das autoridades do Conselho Supremo da Criméia sobre os Tártaros da Criméia, cujo único desejo é viver em sua terra natal em uma sociedade pacífica de acordo com os princípios dos direitos humanos.

Vale lembrar, que os Tártaros da Criméia da Diáspora, não hesitarão em usar todos os recursos aceitos pelas leis locais e lei internacional, para apoiar seu povo, se qualquer tratado que venha a ser assinado, contra os interesses dos Tártaros da Criméia. Esta nota, tem como objetivo informar o público turco e mundial, principalmente nossos irmãos mulçumanos, objetivando uma solução democrática, dentro dos princípios da lei, do direito internacional e o respeito das fronteiras internas da Ucrânia.

CENTRO CULTURAL DOS TÁRTAROS DA CRIMÉIA NA TURQUIA, 22/02/2014

Disponível em oito línguas e agora em português, através do:  

Júnior Ben Castro
Líder e porta-voz dos Tártaros da Criméia na América Latina
Telefone: + 55 (41) 3453 66 13

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu quero me solidarizar com o povo da Ucrânia, se houver alguma forma de ajudar, decerto que ajudarei. Eu avisei a vc uma vez aqui mesmo no seu blog que Putin faria isso. E ele tb o fará na Modálvia pode ter certeza disso, este pequeno país tb será alvo dele. Assim como a pobre Geórgia foi alvo do imperialismo desse sanguinário tirano. Que este seja punido fortemente por todas a crueldades que perpetrou contra seu próprio povo e contra todos os povos que subjugou. Amigo Jest, deus não está cego a tudo isto. Esteja certo que puniçao virá, sempre vem. Assim como todos os tiranos foram punidos chegará o dia e vez do tirano do Kremlin. O que mais me enoja é ver seus apoiadores, como aqueles do blog da Rússia do jornalista José Milhazes, defenderem o indefensável. Gente amoral e sem caráter. Quero dizer que apoio teu país e teu povo. Esperam que consigam vencer esse demoníaco tirano que está a vos agredir.