domingo, março 16, 2014

Crimeia: anschluss em curso



Resumo curto dos eventos relacionados com o “referendo” na Crimeia:

1. Os jornalistas, apesar de ter a acreditação, são constantemente confrontados com a proibição de exercer a sua atividade profissional;

- Na assembleia de voto № 08069 em Simferopol não deixaram entrar todos os jornalistas, apesar de terem sido credenciados. Em particular, não quiseram deixar entrar os representantes da AFP e de algumas outras agências de expressão inglesa.
- Na assembleia de voto № 08163 (Simferopol) a equipa da TV ucraniana ICTV foi proibida de fazer as filmagens, apesar de possuir a acreditação, as proibição foi justificada pelo fato do que a mídia não foi registada antes da abertura da Na assembleia de voto. Só depois de conversas telefônicas com a comissão territorial aos jornalistas ucranianos “fizeram uma exceção”. A situação semelhante aconteceu em Belogorsk com a equipa da TV tártara ATP.
- Na assembleia de voto № 10020 (Feodosia) os representantes de “autodefesa” separatista proibiram aos jornalistas de tirar as fotografias.
- Na assembleia de voto № 01004 (Alushta) foram atacados os jornalistas da Al Jazeera, deram murros na sua câmara de filmar, arrancaram o microfone, proibiram filmar, não deixaram entrar no local de votação, argumentando que os jornalistas deveriam fazer uma acreditação extra na municipalidade de Alushta.

2) Nas listas dos eleitores são adicionados cidadãos em massa, não respeitando as disposições existentes sobre as eleições:
 
"Informação eleitoral" nas assembleias de voto...
- Em Bakhchisarai, na assembleia de voto № 47272 foram adicionados mais de 300 pessoas. Os boletins de voto foram lhes entregues após a entrada do pedido escrito, sem a votação dos membros da comissão de votação sobre a inclusão em uma lista suplementar de voto.
Cidadã russa Kátia Sergatskova sem problemas votou no "referendo"
 - Uma situação similar nas assembleias de voto №№ 10020 e 10021 em Feodosia.

3) A organização do processo eleitoral:
 
Blindados dos ocupantes vigiam o "referendo"
- Em locais da residência compata dos tártaros da Crimeia em Bakhchisarai, de acordo com o chefe da administração estatal da cidade, Ilmi Umerov, não foram criadas as assembleias de voto.
- Na cidade de Saki, na assembleia de voto Nr. 07009 são usados as listas eleitorais de 1999.

A informação mais detalhada no FB da Aleksandra Dvoretskaya

Sem comentários: