sexta-feira, março 28, 2014

As ucranianas declaram greve de sexo aos russos



As sanções políticas e económicas não dissuadiram a Rússia de anexar a Crimeia, chegou a vez das mulheres ucranianas se mobilizarem para um novo tipo de embargo: não praticarão mais sexo com os homens russos.

“Não dê ao russo” é o nome da campanha que busca enfrentar o apetite russo pelo território ucraniano e denunciar suas ações na Crimeia.

A campanha foi lançada no Facebook depois que a Rússia anexou oficialmente a Crimeia à seu território, ignorando os protestos internacionais e provocando temores de futuras intervenções em regiões de língua russa do país.

Precisamos de enfrentar o inimigo da melhor maneira possível”, sugerem os organizadores às mulheres patrióticas em seu site.

Tentamos fazer isso de forma provocativa porque atrai a atenção”, explica Irena Karpa, (a morena na foto em baixo), escritora, blogueira e musicista ucraniana. “O significado mais profundo da campanha é não entregar a dignidade, a liberdade, a pátria, garante, após reconhecer que pessoas de origem russa participaram na revolta contra o presidente Viktor Yanukovych em fevereiro último.


A campanha foi iniciada por um grupo de mulheres dignas, incluindo empresárias, jornalistas e escritoras, segundo Karpa. Ela acrescenta que a frase “não dê ao russo” é uma versão moderna de um verso do poeta popular ucraniano Taras Shevchenko: “Amam-se morenas, mas não com os moscovitas”.

O grupo no Facebook já recebeu mais de 4.440 “likes” e foi divulgado por jornais populares ucranianos.

As ativistas ucranianas seguem o exemplo das mulheres na Libéria, Quênia, Togo, Colômbia e outros países que no passado fizeram greve de sexo para castigar os homens envolvidos na guerra. A tradição se originou com Lisístrata, uma peça teatral do grego Aristófanes, onde as mulheres recusam fazer sexo com seus homens até que eles parem com a Guerra do Peloponeso.

Fonte:

Sem comentários: