quinta-feira, outubro 20, 2011

WikiLeaks: Lukashenka vs Yanukovych


A página WikiLeaks publicou a informação confidencial sobre o relacionamento tenso entre os presidentes da Belarus e da Ucrânia.
A WikiLeaks divulgou o telegrama confidencial do embaixador dos EUA na Ucrânia, William B. Taylor, Jr.  sobre os encontros com Viktor Yanukovych em 2006. O seu partido estava na oposição e Yanukovych se queixava da perseguição vinda da Yulia Tymoshenko.
Yanukovych contou ao embaixador americano que conhece bem um dos assessores do Lukashenka, baseado no interesse conjunto pelo desporto. Este assessor informou Yanukovych, que caso o seu partido se tornar parte de coligação governamental, Lukashenka estaria interessado em cooperação próxima com Ucrânia “em relação à Rússia”. Lukashenka não estava contente com o seu isolamento internacional e gostaria de se encontrar com Yanukovych. Por seu lado, Yanukovych disse ao embaixador americano que não se deve encurralar Lukashenka e pressiona-lo em demasia.
Yanukovych contou ao embaixador americano a seguinte história que demonstra o carácter do Lukashenka. Como é do conhecimento geral, o pai e avo do Yanukovych nasceram em Belarus, na aldeia de Yanuky (distrito de Dokshytsy na província de Vitebsk). Em 2003 Yanukovych visitou a aldeia semi – moribunda e ofereceu dinheiro (embora como funcionário do estado ele não ganhava para isso) para compra do novo transformador eléctrico. Lukashenka, quando soube do sucedido, fez um puxão valente de orelhas ao governador provincial e este bloqueou qualquer ajuda futura. Yanukovych telefonou ao Lukashenka e presidente da Belarus lhe disse que ele deveria, em primeiro lugar, pedir a sua permissão. Yanukovych respondeu que não pensava que isso era necessário, pois ele apenas deu o dinheiro, sem receber nada em troca. O presidente da Belarus respondeu que Yanukovych deve recordar: ele, Lukashenka, é patrão em Belarus.
Fonte:
http://kp.ua/daily/151011/306527 (em russo)
http://www.pravda.com.ua/news/2011/10/16/6675362 (em ucraniano)

Bónus

Assim como a biografia do próprio Yanukovych, a sua biografia familiar também está cheia dos momentos menos claros e até de mistérios. Por exemplo, na Internet são publicados os documentos, que pretendem provar que durante a II G.M., o seu pai, Fedor Vladimirovich Yanukovych, era o polícia auxiliar na administração de ocupação nazi alemã.
Outras fontes informam que o seu avo, Vladimir Petrovich Yanukovych, nos anos 1920 comandava um destacamento monárquico russo que operava nos territórios da Ucrânia, onde os seus homens queimavam as aldeias, expropriavam os alimentos, matavam e violentavam as populações ucranianas indefesas. Alegadamente, toda essa brutalidade do Yanukovych foi documentada no romance inacabado do Alexander Fadeyev, denominado “Carrasco de Polesia”, que alegadamente se encontra nos arquivos da Biblioteca Central Universal Científica A. N. Nekrasov em Moscovo.
Quando os exércitos monárquicos foram derrotados, V. Yanukovych passou para o lado dos vermelhos, participando nos fuzilamentos em massa dos oficiais brancos em Zhytomyr e Samara. Existem alegações que Yanukovych auxiliou o chekista Yakov Yurski durante o fuzilamento da família real russa em Yekatirenburgo (informação, alegadamente, confirmada na 3ª edição do livro do historiador russo Edvard Radzinsky, chamado “Deus, salve e apaguizua a Rússia”).
Mais tarde, o próprio Yanukovych caiu em desgraça e estava para ser fuzilado. No fim, ele foi enviado para o interior profundo da Belarus, onde rapidamente se dedicou à bebedeira, muito distante de toda a sua fogosidade revolucionária anterior.
Fonte (ver documentos):

Blogueiro
Primeiro, se for a verdade, a história do avo do Yanukovych não é tão fantástica como pode parecer à primeira análise. Na década de 1920, a troca de campos entre os vencidos e vencedores era bastante vulgar e quer nos exércitos monárquicos, quer nos bolcheviques, as carreiras eram feitas com o sangue e o sofrimento das populações civis. Segundo, tudo indica que na aldeia belarusa de Yanuky, a maioria dos homens tinha apelido de Yanukovych e como o tal é possível que o nosso carrasco e polícia auxiliar nazi não são avo e pai do Yanukovych, o presidente. Terceiro, também é bem possível que as qualidades do animal político do Viktor Yanukovych foram, de facto, herdados dos seus antepassados, que serviam de bom grado qualquer regime autoritário, com igual empenho e brutalidade.

Sem comentários: