segunda-feira, outubro 31, 2011

Morreu Oleh Vitovych


No dia 24 de Outubro, morreu o político ucraniano, deputado da câmara municipal de Lviv (1990 – 1994) e do parlamento ucraniano (1994 – 1998), um dos fundadores da SNUM (1989 – 1991) e da UNA-UNSO, Oleh Vitovych.из основателей УНА-УНСО Олег Витович

No verão último, ele sofreu uma queda durante os jogos desportivos, onde facturou duas costelas, chegando perfurar um dos pulmões. A nova crise aconteceu em sua casa, Oleh conseguiu telefonar para as emergências médicas, mas a ambulância não chegou ao tempo”, – contou um dos seus companheiros, Ihor Mazur. 

Oleh Vitovych participou na guerra da Transnístria (contra Moldova) e da Abecásia (ao lado georgiano), desde 1999 estava desligado da vida política activa. 

O político tinha apenas 44 anos, deixa a viúva e uma filha. 

No dia 27 em Kyiv foi organizada a cerimónia solene em sua memória e no dia 28 de Outubro Oleh Vitovych foi sepultado no cemitério de Lychakiv em Lviv, segundo o testamento em que pede ficar ao lado dos militantes da UNA-UNSO que tombaram na Abecásia. A cerimónia do enterro foi bastante concorrida pelos moradores de Lviv, nela também estava presente Yuri Shukhevych, o líder histórico da UNA-UNSO e filho do comandante do UPA, general Roman Shukhevych. 

Fonte:   
http://una-unso.in.ua/?p=16690#more-16690


Bónus

Ensaio do Oleh Vitovych Amei e odiei Ucrânia ao mesmo tempo (Outubro de 2010)

Sem comentários: