segunda-feira, outubro 17, 2011

O samba do ucraniano doido

Os donos do bar, Igor e Denise Baran
Sociedade secreta. Você só entra com um convite. Informal, claro. Não que seja uma regra. Mas é assim que funciona no BarBaran. Um bar aonde um amigo te leva. Você leva outro amigo. Assim vai. A falta de sinalização contribui -para o sucesso do sistema. Não é impedimento para os curiosos que passam pela rua e se deparam com uma fila. O destino é um corredor ao ar livre que conduz ao bar da Sociedade Ucraniana. Fui iniciada em uma quinta-feira. Há um ano. Nunca mais parei. 

por: Thais Kaniak 15 | 09 | 2011 

O lugar é peculiar. Simples. Os traços não deixam dúvida de que se trata de um espaço ucraniano. Desde a decoração até as comidas típicas. A singularidade do espaço se mistura com a pluralidade dos frequentadores. É exatamente isso que me faz voltar quase toda semana. A experiência antropológica. Pessoas de todas as classes, idades, raças e credos. Unidas por um gosto em comum: o samba. 

Sim. Quinta-feira é dia de samba na Sociedade Ucraniana. Em Curitiba. Sensacional. Uma fórmula inusitada que deu certo. Faça frio ou calor, a fila para entrar no bar já faz quase parte do ritual. A não ser que chegue cedo. Aproveita-se e faz uma boquinha. O cardápio agrada a todos. Ucranianos e não ucranianos. Mas na hora de fazer o pedido, cuidado para não pronunciar errado. Nem confundir varenik com pirogue. Engano que já cometi. 

Igor e Denise Baran são os proprietários do bar que leva o sobrenome do casal. Significa carneiro em ucraniano. O trocadilho com o nome deu certo. Não só isso. Todo o conjunto. “Ambiente, astral, bons preços e o repertório do Trio Lamara com sambas que todo mundo sabe cantar”, como define Igor. 

Difícil não associar as noites de quinta no BarBaran sem a graça do trio. Noel Rosa. Vinícius. Adoniran Barbosa. Chico. Não faltam clássicos. Nem momentos piegas com o melhor das rádios trashs. E que todos têm na ponta da língua. 

O BarBaran é o BarBaran desde março de 2008. O local é arrendado à Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS) e começou junto com o clube com outros nomes. Até meados da década de 1970, era utilizado apenas por sócios. “Creio que se fizesse algo assim há 30 anos, teria sido expulso”, conta Igor. 

Segundo Igor, as redes sociais são as responsáveis em divulgar o bar. Facebook e twitter. Não tem site. Eu arrisco em dizer que o que funciona mesmo é o boca a boca. Privilégio para poucos, esse tipo de propaganda. 

Agora chega. Sem mais. Convido você também a fazer parte desta sociedade secreta, agora nem tão secreta assim. 

Serviço:

BarBaran - Al. Augusto Stellfeld, 799, Centro. Terças, quintas e sextas das 16h30 até 1h. Quartas até 24h. Sábados das 11h até 24h. Domingos das 16h às 20h. Nas terças, jazz, chorinho e bossa nova com Matozo, Vinicíus e convidados especiais. Couvert: R$ 7.  Nas quintas, samba com Trio Lamara. Couvert: R$ 6. 

Fonte:
http://revistaideias.com.br/ideias/materia/o-samba-do-ucraniano-doido

Sem comentários: