quarta-feira, outubro 12, 2011

Obama exige a libertação da Yulia Tymoshenko


A Casa Branca emitiu uma Declaração sobre a Ucrânia, onde exige a libertação da Yulia Tymoshenko e outros líderes políticos e ex-funcionários governamentais.
Os Estados Unidos estão profundamente decepcionados com a persecução e condenação de ex-Primeira Ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko por meio de uma perseguição politicamente motivada. As acusações contra a Sra. Tymoshenko e a realização de seu julgamento, bem como a perseguição de outros líderes da oposição e membros do anterior governo, têm levantado sérias preocupações sobre o empenhamento do Governo da Ucrânia pela democracia e o Estado de Direito.
Os Estados Unidos apoiam firmemente o objectivo do povo ucraniano em se tornar um Estado europeu democrático e próspero, e contínua a ser dedicado ao reforço da cooperação bilateral, baseada em valores e interesses compartilhados. Ucrânia, no entanto, não pode alcançar esta meta sem esforços redobrados para proteger e promover a democracia e o Estado de direito para todos os seus cidadãos. Por estas razões, os Estados Unidos exigem a libertação da Sra. (Yulia) Tymoshenko e os outros líderes políticos e ex-funcionários governamentais, e acredita que eles devem ter uma capacidade irrestrita de participar plenamente na vida política, incluindo as eleições parlamentares do próximo ano.
Fonte:

Dois influentes senadores americanos, John McCain e Joe Lieberman divulgaram hoje uma declaração sobre a sentença contra a ex-Primeira-Ministra ucraniana Yulia Tymoshenko: 

“Com a condenação de hoje da ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko a sete anos de prisão, o governo ucraniano sob a presidência de Yanukovych atingiu uma nova baixa alarmante na deterioração da democracia e do Estado de Direito. O veredicto de hoje foi o produto de um julgamento por motivos políticos que não cumpre as normas internacionais, que visa silenciar um membro da oposição. Por essa razão, é muito mais do que o destino de um líder ucraniano. (A condenação) vai directamente para a questão de saber se o governo ucraniano respeita os direitos humanos básicos e os seus compromissos internacionais e se os cidadãos ucranianos recebem o tratamento igual perante a lei”. 

Fonte:

Bónus

Presidente Yanukovych vaiado no estádio Olímpico em Kyiv:

Sem comentários: