terça-feira, outubro 11, 2011

O caso Tymoshenko decepciona União Europeia


Ex-Primeira Ministra da Ucrânia Yulia Tymoshenko foi condenada à sete anos de prisão por alegado abuso de autoridade mediante a assinatura de contratos de gás com Rússia em 2009. A condenação já foi criticada pela Rússia e pela União Europeia.
A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton emitiu um comunicado onde afirmou que “a decisão de tribunal de Kyiv está decepcionar a Comissão Europeia”.
Além disso, Catherine Ashton informou que a UE irá rever a sua política em relação à Ucrânia, após o veredicto do tribunal. De acordo com Alta Representante, as abordagens que as autoridades ucranianas estão aplicar em relação aos valores universais e o Estado de Direito, especialmente a forma como eles tratam os casos, são associados com o risco de “complicações sérias para as relações bilaterais entre a UE e a Ucrânia”.
Na Rússia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros vê no caso “óbvias conotações anti-russas”; pois na essência, “Yulia Tymoshenko é julgada por assinar o acordo legalmente vinculativo entre “Gazprom” e “Naftogaz da Ucrânia”, afirma o MNE russo no seu comunicado de 11 de Outubro.
Mesmo o presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych não deve estar muito seguro da sua “vitória” sobre a líder da oposição, pois publicamente disse “acreditar que a sentença de ex-primeira-ministra não é final e pode ser contestado por advogados da Yulia Tymoshenko”.
A própria ex-Primeira-Ministra Yulia Tymoshenko considerou o veredicto como uma vingança pessoal do Presidente Viktor Yanukovych. Tymoshenko permanecerá na prisão até que a sentença transite em julgado. O veredicto do tribunal tem 10 dias para ser contestado no tribunal de recurso, escreve News.mail.ru
Bónus
Yulia Tymoshenko é sem dúvida um produto do passado da Ucrânia, mas também não duvido que as pessoas que a tentam condenar são personagens absolutamente nada recomendáveis...
A Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, que representa meio milhão de brasileiros descendentes de ucranianos manifesta a sua preocupação com os contínuos processos contra os opositores políticos por parte das autoridades da Ucrânia:

Sem comentários: