quarta-feira, dezembro 15, 2004

Quem é Viktor YANUKOVICH ?

(Como um Zé ninguém tornou-se gente).

O delinquente da carreira queria ser o presidente da Ucrânia.
Em 1968 Viktor YANUKOVICH foi julgado e condenado, cumpriu a pena no estabelecimento prisional para jovens delinquentes, em 1970 foi julgado e condenado outra vez por “ofensas corporais voluntárias de média gravidade”.
No Verão de 2004, quando Viktor YANUKOVICH decide candidatar-se ao cargo do Presidente da Ucrânia, ele apresentou na Comissão Nacional de Eleições (no dia 5 de Junho de 2004) o seu CV que não tinha nenhuma referência do seu passado criminal.
A Constituição da Ucrânia garante a cada cidadão seu, inviolabilidade dos factos que pertencem ao seu forro íntimo. No entanto, quando trata-se dos homens do Estado, os factos da biografia já não podem ser considerados como segredo para a sociedade civil. A vida do País e da Sociedade dependem dos qualidades morais dos lideres. O Presidente deve ser uma pessoa de confiança cristalina, o que não acontece nesta situação. Os cidadãos da Ucrânia, da Europa e do Mundo devem e merecem saber quem é a pessoa que quer governar país de cinquenta milhões de habitantes.
Vejamos como um funcionário pouco conhecido, ligado ao sistema de oligarquia de carvão de Rinat AHMETOV, da região mineira de Donetsk (Leste da Ucrânia) fiz a sua carreira:
Em 1997, o Presidente da Ucrânia, Leonid KUCHMA nomeia Viktor YANUKOVICH como Governador civil da cidade de Donetsk, em poucos anos os funcionários do Estado, provenientes desta cidade comecem a ditar as regras de jogo na política nacional da Ucrânia.
Nas eleições legislativas de 2002, Donetsk vota maciçamente no partido do Governo “Pela Ucrânia Unida” (Za Edinu Ukrainu), alguns meses mais tarde, o YANUKOVICH é nomeado como Primeiro Ministro da Ucrânia. Agora o poder quer fazer tudo, para que ele torna-se o Presidente do país.
O jornalista ucraniano, Volodymyr BOYKO, que divulgou em primeira mão o facto das condenações do Governador do então, é vitima das pressões políticas vindas da Administração do Estado ao nível provincial (Donetsk), várias vezes o jornalista é “convidado” a desmentir sua noticia. Volodymyr BOYKO recebe as noticias, que Governador YANUKOVICH gostaria de exercer algum tipo de repressão violenta sobre o jornalista. Os funcionários da Gabinete do Governador tentam por todos os meios provar que o seu chefe nunca foi preso durante a sua vida. Quando o Viktor YANUKOVICH torna-se o Primeiro – Ministro da Ucrânia, ele admite publicamente que foi preso, mas garante que as condenações foram proscritos. (Pratica comum na URSS).
Em 2004, quando começa a corrida presidencial, o Gabinete da Imprensa do Primeiro Ministro, divulga a informação sobre “o jovem órfão, que entrou nas más companhias, mas mesmo assim foi condenado injustamente”. Mas alguns documentos preparados pela equipa das Relações Públicas do V. YANUKOVICH tiveram contradições, os processos criminais que podiam confirmar a prescrição dos casos, desapareceram.
Juiz Oleksandr KONDRATYEV do Tribunal de Apelação Provincial de Donetsk conta o 1° caso criminal do jovem YANUKOVICH:
”No dia 29 de Outubro de 1967, condenados Maslov, Celkovskiy e YANUKOVICH encontraram o cidadão Sovenko, espancaram o e apropriaram-se de alguns objectos pessoais dele”.
Yuriy CELKOVSKIY (melhor amigo do YANUKOVICH), lembra os tempos da juventude com orgulho: “Nos erramos os mais ágeis, mandávamos em toda a cidade...”
Juiz Oleksandr KONDRATYEV do Tribunal de Apelação Provincial de Donetsk:
“No dia 16 de Setembro de 1969 condenado YANUKOVICH e Bobyr espancaram o cidadão Pantelienko, causando lhe ofensas corporais voluntárias de média gravidade...”
Nos finais dos anos setenta, Viktor YANUKOVICH é bastante conhecido na sua cidade como um criminoso que praticava extorsão do dinheiro aos jovens da sua idade. Mas em 2004 toda gente tem medo de testemunhar perante as camarás da TV, dizem que muitos deles já foram visitados pelos criminosos de agora e que foram avisados sobre a necessidade de silêncio absoluto sobre o passado criminal de Viktor YANUKOVICH.
Uma pessoa que em 1978 alegadamente participou junto com Viktor YANUKOVICH numa violação de uma jovem, diz que já foi avisado pela máfia ucraniana, que qualquer testemunho seu não será tolerado: “vais cair do quinto andar do teu prédio junto com a família”.
Mas já em 1973, Viktor YANUKOVICH torna-se Director da Garagem da empresa estatal carvoeira “Ordjenikidze carvão”.
Em 1978 o Presídio do Tribunal de Apelação de Donetsk reabilita Viktor YANUKOVICH (proscreve as condenações) alegadamente a pedido do Cosmonauta e Deputado do Soviete Supremo da URSS, Georgiy Beregovoy. Os juizes consideram o caso como único!
Juiz Vitaliy HOVANSKIY, reabilitou o YANUKOVICH em 1978:
“Na minha pratica, nunca recebi um pedido do nível igual como no caso de YANUKOVICH...”
Depois, todos os processos criminais sobre as condenações do Viktor YANUKOVICH desaparecem dos arquivos do Tribunal.
Cidadão ucraniano, Mykola MOSKOVCHENKO, residente da cidade de Smila, afirma que duas cumpriu a pena de prisão junto com o Viktor YANUKOVICH nos estabelecimentos prisionais da cidade KREMENCHUG e YENAKIEVO, Zona № 52, (província de Donetsk):
“YANUKOVICH sempre estava junto da Administração do estabelecimento. Acho que ele próprio era da Administração. Quando, uma vez na cadeia aconteceu o motim, ninguém tocou em YANUKOVICH, parecia que ele tinha uma protecção especial...”
Quem oferecia a protecção especial à Viktor YANUKOVICH na prisão? Que tipo de relacionamento ele tem com criminalidade organizada? Porque o submundo criminal em Donetsk e Lugansk, faz a “propaganda” muito agressiva a favor de YANUKOVICH.
Alguns exemplos do tipo de fraude que foi praticada nas eleições na Ucrânia:
- havia canetas com a tinta invisível. Pessoas votavam em Yushenko, 15 minutos mais tarde a tinta desaparecia e a noite os funcionários dos postos eleitorais usavam os boletins para votar em Yanukovich;
- em muitos postos eleitorais observadores independentes foram expulsos, espancados, presos e impedidos de monitorar a contagem dos votos;
- em alguns urnas os apoiantes do Yanukovich deitavam algum tipo de acido para destruir os boletins (nas áreas que votavam maioritariamente pelo Yushenko);
Cito apenas os exemplos que foram confirmados publicamente pelo Sr. Bruce George, Chefe da missão da Organização de Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Os mesmos exemplos foram confirmados pelo enviado dos EUA à Ucrânia Sr. Richard Lugar.
Fonte:

Sem comentários: