segunda-feira, outubro 10, 2011

“Simpsons”: Ucrânia e ucranianos


Recentemente, a TV americana Fox exibiu o 1° capítulo da 23ª temporada dos desenhos animados de culto, “The Simpsons” – chamado “The Falcon and the D’ohman” (O Falcão e Homem Diabólico). Além das outras coisas, este capítulo é dedicado a Ucrânia e ao seu presidente.
Na estação nuclear de Springfield aparece o novo guarda, Wayne (voz do actor canadense Kiefer Sutherland). Um dia Homer e Wayne tomam copos na Taverna do Moe, onde Wayne defende os fregueses durante a tentativa do assalto do vilão local Chester “Snake” Turley.
A acção corajosa do Wayne é noticiada na TV local, passa para YouTube e é vista em Kyiv por bandido Viktor (homem inculto com as feições grossas que parece com o presidente ucraniano Viktor Yanukovych). No passado Wayne fazia parte das operações clandestinas do governo americano e durante uma das missões matou acidentalmente a esposa do Viktor. A senhora aparece na tela apenas uma única vez, só para Viktor gritar com ela iradamente: “Mas eu te ordenei ficar no seu quarto”. Aparentemente, os criadores dos The Simpsons conhecem a história do degredo efectivo da Ludmyla Yanukovych em Donetsk, escreve Glavkom.
Além disso, Viktor possui a estatura forte e a cara do brutamontes. Ele fica em Kyiv, capital da Ucrânia, perto da Praça de Independência, em um gabinete muito grande, protegido por vários guardas armados. O seu assessor ensina-o como usar computador e Internet (é de conhecimento público que o gabinete de Yanukovych não possui computador). Em um dos momentos Viktor verifica o seu correio electrónico e fica muito contente por constatar que cantora Beyonce aceita cantar no aniversário da sua filha (na vida real Beyonce cantou em 2009 na inauguração do estádio “Donbass Arena”, que pertence ao clube FC Shakhtar, propriedade do “patrão” do Yanukovych, bilionário ucraniano Rinat Ahmetov).
Depois de algumas tentativas goradas de escrever o nome da Ucrânia em inglês, “Ukrane” ou “Ukreign”, o responsável gráfico desiste: “Não interessa, quantos Kyiv podem existir?” Mas nas imagens de Kyiv demonstradas, podemos diferenciar a Praça de Independência, Portões de Ouro, Mosteiro de Kyiv – Pechersk, etc...
Nos EUA Viktor e os seus comparsas raptam Homer e “vazam” essa informação à televisão. Para salvar Homer, Wayne se dirige ao bairro ucraniano de Springfield, chamado “Little Ukraine”, pelo caminho ele passa o café “Tsarbucks”, clínica “Insane in the Ukraine” e a loja de roupa “Cossacks Fifth Avenue”. Wayne encontra Homer na pista de gelo “Hot to Trotskiy’s”, onde mata Viktor e todos os seus cúmplices.
O capítulo termina com a decisão do Wayne em se estabelecer em Springfield, após se empregar no Departamento de Veículos Motorizados.
The Simpsons é o desenho animado com maior duração na história da TV dos EUA. Desde a sua estreia em 17 de Dezembro de 1989 já foram produzidas cerca de 450 capítulos, divididos em 22 temporadas, com cerca de 20 capítulos cada uma. Vários famosos já se tornaram o alvo da série, como Mikhail Gorbachov, Michele Obama ou George Bush (Pai).
No entanto não é claro se o telespectador ucraniano poderá ver o “capítulo de Yanukovych” na televisão. Na Ucrânia os direitos de transmissão dos The Simpsons pertencem ao canal “2+2” do bilionário Ihor Kolomoyskiy. Embora Sr. Kolomoyskiy não faz parte da elite afecta ao presidente Yanukovych (na passado até financiava BYUT da Yulia Tymoshenko), mas também não pode ser considerado nenhum revolucionário, alias, as suas TV já são acusadas de praticarem a censura.
A imagem da Ucrânia produzida pelos americanos e projectada ao mundo não é nada abonatória: é de um país dirigido pelo bandido, que nem sabe usar o computador e Internet, escreve  Life.pravda.com.ua.
Ver “O Falcão e Homem Diabólico”:
http://vkontakte.ru/video-19157874_160860585?hash=60355b413420551a

Sem comentários: