terça-feira, julho 12, 2016

Abate do Mi-35M russo na Síria: o míssil amigo?

Os peritos do Conflict Intelligence Team (CIT) contaram a sua própria versão de quem e como abateu o helicóptero russo Mi-35M na Síria. Essa versão parece um pouco mais realista do que aquela que foi avançada pelo Ministério da Defesa russo.

À quem pertencia o helicóptero abatido e de que modelo era?

Após estudar as imagens de alta resolução do vídeo do abate, se pode constatar que o helicóptero abatido tinha o trem de pouso não retraído e as asas curtas que são as características distintas de um helicóptero Mi-35M.
Isso leva à seguinte conclusão: o helicóptero que caiu na Síria era russo e foi tripulado pela tripulação russa.

Qual foi a causa da queda do helicóptero?

O Ministério da Defesa russo afirmou que o helicóptero foi abatido com um míssil antitanque guiado TOW de fabrico americano. No entanto, durante a campanha russa na Síria, não houve relatos de militantes à capturarem os mísseis TOW, nem foram vistas as imagens deles na sua posse. Além disso, os mísseis TOW, assim como outros mísseis antitanque guiados por fio, não conseguem abater os helicópteros de ataque, devido à sua baixa velocidade e pouca manobrabilidade. Por exemplo, míssil russo “Fagot”, assim como diversas versões de TOW, são guiados pelo fio e foram criados para atingir os alvos que se movem abaixo de 60 km/h. No entanto, os especialistas avaliam a velocidade do helicóptero abatido na ordem de 200-300 km/hora.

Será que o helicóptero foi abatido com MANPADS (sistema portátil de defesa antiaérea)?

Os motores de todos os MANPADS modernos usam propulsores compostos que produzem um rastro de fumaça que não está visível no vídeo. Isto sugere que a teoria de uso de MANPADS é menos provável.

O vídeo mostra que antes do derrube, o helicóptero lança mísseis não guiados, cada um deixando um rastro de fumaça, abaixo do helicóptero. No entanto, quando o rotor do helicóptero é atingido, vemos um rastro de fumaça semelhante por cima do helicóptero atingido.
O vídeo também mostra um segundo helicóptero passando um pouco acima do líder (que mais tarde é derrubado):
Todos os pontos citados acima, permitem considerar, ao menos, a hipótese do que o Mi-35M “Hind E” foi derrubado por acidente pelo míssil não guiado do 2º helicóptero. Durante o combate, o líder poderia ter entrado na linha de fogo do 2º helicóptero que o seguia ligeiramente acima. Isto explica porque Daesh não mostrou no vídeo divulgado o momento do lançamento do seu próprio míssil.

Blogueiro: se a explicação do CIT é correta, isso significa que aparelho que custa 35 milhões de dólares foi abatido por um míssil do helicóptero amigo; o sistema de mísseis, empregues nos Mi-35M não possui nenhum dispositivo Poka-Yoke (identificação amigo ou inimigo); a tripulação do helicóptero não recebeu o aviso; não estava preparada para o ataque e não conseguiu aniquilar o sistema de auto guiagem do míssil amigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe descordar, mas vendo e revendo o vídeo eu tive a sensação de que um missel equipado no proprio helicóptero explodiu indevidamente e seus estilhaços destruíram a cauda o helicóptero perdendo assim sua estabilidade e caindo. Eles estão disparando quando alguma coisa da errado e algo saído o próprio helicóptero atinge o helicóptero por tras.

Jest nas Wielu disse...

Discordar é saudável, mas os mísseis estão por baixo das asas do aparelho, a explosão se dá logo no rotor.