quinta-feira, julho 14, 2016

O cineasta ucraniano Oleh Sentsov passa o seu 40º aniversário na prisão russa

Em 13 de julho corrente, o cineasta e POW ucraniano, Oleh Sentsov, preso ilegalmente na Rússia, completou o seu 40º aniversário. Este já é o terceiro aniversário que ele passa na qualidade do refém do atual regime russo.
O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, felicitou o cineasta da Crimeia, dizendo que ele está fazendo tudo que é possível para trazê-lo de volta para Ucrânia: Hoje é o aniversário do Oleh Sentsov. Hoje Oleh completou 40 anos, mais de dois anos [de sua vida] ele passou na prisão russa como refém do Kremlin. Oleh, estou grato que você não desistiu. Você permanece fiel aos seus princípios, você se tornou um símbolo de força. Ucrânia está fazendo o seu melhor para trazer para casa você e todos os prisioneiros políticos.
Os ucranianos comuns honraram Oleh Sentsov com um comício na Praça da Independência (Maydan), em Kyiv. Os representantes do Comité de Solidariedade, um dos organizadores do evento, disseram que a intenção do comício é de ser uma demonstração de apoio ao Sentsov, ao seu co-réu Oleksandr Kolchenko, condenado à 10 anos de prisão e aos outros presos políticos da Crimeia.
Em agosto 2015 Oleh Sentsov foi condenado a 20 anos de prisão em um julgamento simulado, considerado pela comunidade internacional como uma farsa. Sentsov foi considerado culpado de criação de uma organização terrorista, planeando realizar ataques terroristas na Crimeia, como, por exemplo, a explosão do monumento do Lenine. O cineasta e todos os ativistas ucranianos condenados denunciam as acusações como totalmente fabricadas, informa a TV ucraniana UA today.

A filmografia do realizador

«Gamer» (2011) o filme realista sobre as ilusões
O cartaz russo do filme "Gamer" 
“Gamer” é única longa realizada do diretor que custou apenas 20.000 dólares. O filme é sobre as ilusões do mundo virtual e o materialismo do mundo quotidiano. O herói, provavelmente é o alter ego do realizador que no passado era um gamer e dono do clube de jogos na sua cidade. Nas filmagens participaram os amigos do realizador: uma pessoa ofereceu o seu apartamento para as filmagens, outros ajudaram com os adereços ou até apareceram nos papéis terciários. Todos os atores não são profissionais. No lançamento do filme, o cinema “Cosmos” da cidade de Simferopol não conseguia acomodar todos os espectadores. Depois disso, Oleh Sentsov fechou o seu clube, o filme influenciou a realidade.

O cartaz holandês do film, com o título de "Gaamer"

Conseguindo reunir um valor razoavelmente maior, Oleh Sentsov começou se preparar para uma nova longa «Nosorig» (Rinoceronte). O filme é sobre os anos 1990, as filmagens deveriam decorrer na Crimeia, com a maioria dos atores não profissionais. Faltava apenas o herói principal Rinoceronte.
Rinoceronte é produto de uma família disfuncional, o pai é bêbado, a casa é o palco de conflitos diários. O irmão mais velho morreu numa guerra, a irmã está infeliz no casamento. Crescendo, o menino tenta criar “a pele grossa”, para não ser ferido pelo mundo. E assim se transforma no líder de um bando com alcunha de Rinoceronte. Se transforma no assassino e no torturador, mas continuava a sua transformação interior para novamente se tornar uma pessoa (sinopse).

Depois veio o ano 2014 e Crimeia foi ocupada e anexada pela Rússia. Oleh Sentsov participou na resistência ativa ao ocupante e está preso por isso. Acreditamos que após a sua libertação, uma carreira promissora espera pelo Oleh. 

#FreeSentsov #FreeKolchenko #LetMyPeopleGo

Sem comentários: