sexta-feira, julho 22, 2016

O atletismo russo é banido dos Jogos Olímpicos no Rio

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS-SAS) em Losanne na Suíça, recusou a participação do atletismo russo nos JO de Rio-de-Janeiro, decisão tomada na sequência do escândalo do doping estatal russo com participação ativa do FSB.

Assim, o Tribunal diferiu o processo avançado pelo Comité Olímpico da Rússia e pelos 68 desportistas russos contra a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) na questão da sua participação nos JO. A decisão já foi publicada na página oficial do TAS-CAS.
Anteriormente, IAAF reviu os 136 pedidos individuais dos atletas russos que solicitaram a sua participação nos Jogos. Destes, a permissão foi concedida à Daria Klimova, da especialidade de salto em comprimento, por atleta viver e treinar fora da Rússia, no ambiente livre da dopagem estatal. Além disso, a permissão de competir também recebeu a corredora Yulia Stepanova, a fonte da WADA e a desportista russa que denunciou o sistema de doping, pela primeira vez exposto no filme documental do canal alemão ARD, informa a televisão russa, TV Rain.
Segundo a informação do jornal britânico The Guardian, os Comités antidopagem de 14 países enviaram a carta coletiva ao Comité Olímpico Internacional (COI), com pedido de desqualificar o Comité Olímpico russo e proibir aos atletas russos de participarem nos JO de Rio. A carta foi assinada pelos Comités Olímpicos da Alemanha, Áustria, Canadá, Dinamarca, Egito, Espanha, EUA, Finlândia, Japão, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Siécia e Suíça.

Uma carta semelhante foi assinada pelo Centro Nacional de Antidoping da Ucrânia. Como informou na sua página do Facebook, o Ministro da Juventude e Desportos da Ucrânia, Ihor Zhdanov, o pedido já foi enviado ao presidente do COI, o alemão Thomas Bach.
O Centro Nacional de Antidoping da Ucrânia deseja se juntar às agências antidoping dos países que pediram a remoção da federação russa da participação dos Jogos Olímpicos XXXI de 2016 no Rio de Janeiro. A investigação independente da WADA mostrou que o Ministério do Desporto da Rússia, com ajuda dos serviços secretos russos violava deliberadamente os princípios fundamentais do movimento olímpico, da Carta Olímpica e do código de ética da WADA”, – se diz na carta, assinada pelo chefe do CNAD da Ucrânia, Ivan Kurlyshuk.

A decisão ucraniana foi confirmada pelo Ministro Ihor Zhdanov: O Tribunal Arbitral do Desporto não satisfez o pedido do Comité Olímpico da Rússia contra a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Os atletas russos não participarão nos Jogos Olímpicos no Rio. As competições desportivas devem ser honestas!”,  escreveu ele no seu Facebook.

A publicação alemã Bild anunciou o seu boicote à equipa olímpica russa nos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro.
A IAAF confirmou que os atletas individuais russos poderão ser admitidos aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, mas não poderão representar o seu país, nem competir sob a sua bandeira. Na decisão da IAAF do dia 10 de julho, se diz que a principal razão desta recusa é a desconfiança do sistema antidoping russo. Ao mesmo tempo, a Secretário-geral do TAS-SAS, Matthieu Reeb, disse que a rejeição da apelação pode ser recorrida ao Tribunal Federal Suíço. Segundo ele, a decisão do tribunal não é vinculativa ao COI. A reunião do Conselho Executivo do COI, que decidirá sobre a participação da equipa nacional russa nos Jogos Olímpicos de Rio é marcada para o dia 24 de julho, explica TV Rain. Os JO de 2016 serão realizados no Rio entre 5 à 21 de agosto. 

Sem comentários: