domingo, agosto 02, 2015

Nadia Savchenko: “Forte nome Nadia”

A editora ucranianaJustinian”, prepara-se para publicar o livro biográfico da piloto-aviadora ucraniana, Nadia Savchenko, capturada pelos terroristas no leste da Ucrânia e mantida, desde julho de 2014, como prisioneira da guerra nas cadeias russas.

O livro chamado “Forte nome Nadia”, escrito pela Nadia Savchenko na cadeia russa, terá cerca de 300 páginas e será publicado em breve, em língua ucraniana, com a primeira tiragem de 10.000 exemplares. O livro tem 13 capítulos, entre eles “Guerra”, “Captividade”, “Rapto”, “Cadeia”, “Maydan”, “Crimeia”, “Início da OAT”, entre outros. As ilustrações, em forma de falcões, são da autoria da sua irmã, Vira Savchenko.


Em julho de 2015, Nadia escreveu a carta para uma amiga, onde explicou as razões de escrever o seu livro:  

Nunca na vida quis escrever um livro! Embora me disseram muitas vezes: se deve escrever um livro sobre a sua vida! Mas eu acho que existem muitas vidas mais interessantes do que a minha. Mas na prisão enlouqueces sem nada para fazer! E advogado Ilya (Novikov) aconselhou-me a escrever.

Eu escrevi-o quando estava em greve de fome e comecei escrever toda a verdade sobre a fome, para que não inventem, fora da cadeia, todo tipo de coisas bobas sobre mim. Escrevi tudo muito rapidamente, em 4 dias o livro estava pronto e, em seguida, novamente não tinha nada à fazer. Ilya obrigou à escrever mais. Então, eu decidi escrever a verdade sobre todos os mitos que sobre mim foram formando-se durante a minha vida, e muitas vezes são exagerados ou falsos, e sobre o tipo de pessoa que eu sou.

Eu escrevi sobre todas as coisas através da minha própria visão e olhando para mim mesma através dos meus olhos. Portanto, esta é apenas a minha opinião e minha verdade. Toda pessoa tem o direito à sua opinião sobre mim, ao nível pessoal também. O livro completo foi escrito em cerca de três semanas. Tinha que recordar toda a minha vida e de que não me lembrei, significa que não é importante. O livro responde à todas as perguntas e mesmo as estúpidas, para que pudessem ler de uma só vez e não perguntassem mais!

O jornal ucraniano de Lviv, “Ratusha”, publicou o capítulo “Iraque”, que foi cedido graciosamente pela editora “Justinian”, com a permissão de Vira Savchenko e com as ilustrações dela. A estilística da autora foi preservada. Atenção: uso de léxico para maiores de 18 anos!

O prefácio do livro foi escrito pelo seu advogado russo, Ilya S. Novikov, que conta como convenceu Nadia à escreve-lo. A editora prometeu publicar a primeira edição antes do fim de julgamento.

Ler o texto do capítulo em ucraniano:

Blogueiro
O advogado principal da Nadia, Mark Feygin, em 30.07.15 no início do julgamento
O processo criminal contra Nadia Savchenko começou na terça-feira última na cidade russa de Donetsk (não confundir com a Donetsk ucraniana, ocupada pelos terroristas russos). No decorrer do julgamento, Nadia se encontrará detida na cadeia de isolamento investigativo (SIZO-3) na cidade de Novocherkassk, todos os dias ela é transportada para o local de julgamento que são 2 horas de ida e mais 2 hora à volta. Quem quiser apoiar Nadia, pode escrever para ela, em qualquer língua do mundo, ao seguinte endereço:

Rússia, Novocherkassk, rua Ukrayinskaya, № 1, SIZO
Россия, СИЗО: Новочеркасск, ул. Украинская д. 1.

Infelizmente, existe a informação credível do que Nadia será condenada à uma pena máxima que pode ir até 25 anos da cadeia efetiva. O que não invalida a possibilidade que mais tarde ou mais cedo ela será libertada de forma extrajudicial, por exemplo, na troca por algum ou alguns terroristas russos, apanhados na Ucrânia.

Realmente, a Nadia (Esperança) é um nome forte e nós nunca esqueceremos e nunca abandonaremos Nadia Savchenko.
Nadia Savchenko no Iraque (2004), inserida no contingente militar ucraniano (arquivo da família Savchenko)
Ler em inglês o artigo do “Washington Post”, dedicado ao julgamento da Nadia  “Female Ukrainian war hero facing 25 years in Russian jail”:

Sem comentários: