domingo, agosto 16, 2015

Made in Ucrânia: os capacetes de kevlar

O Instituto da Pesquisa Científica do Ministério do Interior da Ucrânia (http://dndi.mvs.gov.ua) confirma o nível de proteção dos capacetes de kevlar, produzidos pela ONG ucraniana Blindagem Ucraniana, que corresponde à norma americana NIJ IIIa.

O novo capacete ucraniano suportou a rajada de 6 balas de pistola-metralhadora “Luger”, que usou a munição “FMJ RN” (massa 8 gr., velocidade média de 417 m/s) sem ceder num único lugarO destaque especial é para o parafuso balístico que após o impacto da bala não perfurou o capacete, mas autodestruiu-se, que em situação de combate significaria a garantia de sobrevivência do combatente.

A ONG “Blindagem Ucraniana” tem a capacidade de fabricação de capacetes com os níveis de proteção 1, 1A e 2, que garantem a defesa contra as munições de até 15 mm. O material é aramid (kevlar) ou CFRP (Polímero de fibra de carbono reforçado), com ou sem a proteção de orelhas, com as calhas laterais e frontais para a colocação dos equipamentos adicionais.
O preço do capacete do 1º nível de proteção: com a proteção das orelhas — 160 dólares, sem a proteção — 145 $. O kit de calhas custará os 25$ adicionais. Existe a possibilidade de redução significativa do preço, caso o comprador apresentar o documento oficial que comprove que os capacetes são destinados às necessidades da OAT (FONTE).

Contactos do fabricante: Bronya if ua

Bónus
Os cossacos ucranianos modernos escrevem a carta ao huylo. OAT: 2015.
Os cossacos ucranianos escrevem ao sultão e ao huylo (algumas tradições militares ucranianas perduram através dos séculos, é a vida). E quem achar no famoso quadro do Ilya Repin “Os cossacos de Zaporizhya escrevem carta ao sultão da Turquia” (1880-1891), a bandeira nacional da Ucrânia e a bandeira vermelha e negra do UPA, receberá 50 pontos no seu carma.
OAT: 2014
Ilya Repin: 1880-1891
Youry Bilak "Última ceia", OAT, 2014

Sem comentários: