quinta-feira, agosto 28, 2014

Mercenários russos: abatidos, traídos e esquecidos (2)

Não esperávamos que o nosso artigo sobre os mercenários russos que participam na invasão da Ucrânia seja tão apreciado pelos leitores. Desde a citação no fóruns especializados no Brasil, até a sua tradução na Suécia. Hoje, quando a invasão militar russa se tornou uma realidade já impossível de esconder, publicamos mais dados sobre o modus operandi das forças de ocupação.

Os blindados russos destruídos em Ilovaisk

Na tarde do dia 26 de agosto, a artilharia ucraniana destruiu uma coluna dos para-quedistas russos, composta pelos blindados BMD. Os militares do exército regular russo avançavam em direção de Ilovaisk, no intuito de atacar as forças ucranianas. Os para-quedistas russos usavam os fardamentos do exército regular e estavam armados com as espingardas de precisão “Vintorez”, exclusivas às unidades especiais das forças armadas russas. A maioria destes para-quedistas foi abatida pelos ucranianos, uma parte – capturada.

De momento, a cidade de Ilovaisk é defendida pelos voluntários da 2ª companhia do 39º Batalhão da auto-defesa territorial “Kryvbas”, pelos militares da 93ª e 51ª Brigadas das Forças Armadas da Ucrânia e pelas unidades dos batalhões voluntários “Dnipro-1” e “Donbas”.

Fonte e fotos:

A situação em Ilovaisk é bastante difícil, mas não é tão desesperada como é noticiado em alguma comunicação social e na blogosfera. A cidade de Ilovaisk é bombardeada por todo o tipo da artilharia russa, por vezes é atacada por blindados. Na tarde do dia 26 de agosto um destes tanques russos foi destruído pela artilharia ucraniana. Outro, foi capturado pelas forças ucranianas, juntamente com a documentação pessoal do seu artilheiro, militar do exército regular russo, escreve Roadcontrol.org.ua
https://www.youtube.com/watch?v=FOhEqpS_9GU

As perdas militares russas e o seu encobrimento

O Ministério da Defesa da Rússia até hoje nega o seu envolvimento na invasão e ocupação da Ucrânia. Uma das táticas usadas para isso é simples: todo e qualquer militar russo abatido na Ucrânia é “despedido” das forças armadas, usando para o encobrimento as datas anteriores à sua morte.

A co-presidente do “Comité das Mães de Soldados” da região de Stavropol (Rússia), Lyudmila Bogatenkova, conta que recebeu a visita do vice-procurador, tudo indica que da procuradoria militar regional, que levou as listas dos soldados (abatidos e capturados) e aconselhou “se comunicar menos com a imprensa”.

Sra. Bogatenkova tem 74 anos e diz não temer nada, conta que os militares russos mortos estavam na Ucrânia, na cidade de Snizhne (Snezhnoe), onde foram atingidos pelo “Grad” ucraniano. No dia 9 de agosto morreram 9 militares do batalhão do spetsnaz; no dia 11 mais dois: o comandante da companhia de reparações, o 1º sargento Yevgeniy Pilipenko (27) e o chefe do serviço de engenharia, tenente-coronel Yuriy Peshkov (38). Lyudmila Bogatenkova diz que possui outros nomes dos militares russos mortos e feridos na Ucrânia.   

Ativista também explica que quando o corpo do militar russo é enviado aos seus familiares, estes recebem a informação do que o fulano já foi demitido do exército e morreu “em circunstâncias não esclarecidas”, escreve Gazeta.ru

A omerta russa

Na mesma sequência, na aldeia de Vybuty, nos arredores de Pskov, no dia 25 de agosto decorreu o enterro dos dois para-quedistas abatidos na Ucrânia: Leonid Kichatkin (29 anos, morreu em 19.08.2014) e Alaksandr Osipov (20 anos, morreu em 20.08.2014). No cemitério local existe uma outra campa recente, alegadamente do outro militar russo, Sergey Volkov (27 anos, morreu no dia 11.07.2014).
Campa do Leonid Y. Kichatkin
A esposa do Leonid Kichatkin, Oksana, usou o perfil do marido na rede social VK, convidando os amigos e familiares para se despedir solenemente do seu esposo falecido. No entanto, mais tarde, na mesma página foi escrito que “o meu marido é vivo e de saúde”. Um homem até respondeu os telefonemas dos jornalistas russos, dizendo que é próprio Leonid. Depois disso o telefone da Oksana deixou de funcionar...  
Campa do Aleksandr I. Osipov
A cidade (de Pskov) como se foi dividida por uma parede invisível. Uns sabem alguma coisa e ficam calados, outros querem saber, mas não obtêm as respostas”, escreve gazeta.ru

É de recordar que no dia 21 de agosto nos arredores de Luhansk as forças ucranianas capturaram dois blindados BMD dos para-quedistas russos da Divisão de Pskov. E no dia 25 de agosto, nos arredores da localidade de Dzerkalne (Zerkalnoe), na região de Donetsk, um grupo conjunto das FAU e do SBU deteve 10 militares do 331º regimento da 98ª Divisão de Tropas Aerotransportadas das Forças Armadas da federação russa (a unidade militar № 71211).

Fonte:

O apelo dos familiares dos para-quedistas do 331º regimento da 98ª Divisão de Tropas Aerotransportadas, capturados na Ucrânia:
https://www.youtube.com/watch?v=QiZMLhVehjk 

Sem comentários: