domingo, agosto 17, 2014

Instagram da frente de batalha

O fotógrafo ucraniano Maxim Dondyuk forma o retrato real do exército ucraniano. Nas fotos, publicadas no seu Instagram transparecem as rotinas militares, a OAT sem “os filtros”. Recentemente, Maxim ganhou um importante prémio francês na área do jornalismo fotográfico pelas suas fotografias da Maydan de Kyiv.

Agora, ele está na zona da OAT, onde segue o avanço do exército ucraniano, rumo ao leste. O seu olhar está longe de “glamour militar”, nas imagens aparece a poeira na beira das estradas, bandeiras ucranianas e os militares que fazem um trabalho mortal e difícil, metro à metro libertando o seu país de uma invasão estrangeira.
   
Ver as fotos:

Ucranianos avançam em Luhansk

Informa o comandante do batalhão “Donbas”, Semen Semenchenko:

É tudo. Eles estão em fuga. Ninguém quer morrer. Todos estes elogiados “batalhões fantasmas”, “milicianos de Mozgovoi”, “os cossacos de Kuban” e outro lixo. Avançamos cuidadosamente, poupamos as vidas dos militares. Os uivos de “oiçam Donbas”, generosamente pagos na TV, foram substituídos pelos gritos “é o fim, car@lho...”. Agora é o slogan oficial da república popular de Luhansk. Ainda temos muito trabalho e um monte de dificuldades pela frente, sujidade e sangue, mas com os nosso rapazes – mesmo até o fim do mundo. Glória à Ucrânia: )

P.S. Os pormenores à tarde.
P. P.S. Os últimos três dias sem as perdas.

Luhansk, 16.08.2014

No bairro Zhovtneviy (Outubrista) de Luhansk, na 2ª esquadra da polícia local foi colocada a bandeira ucraniana (FONTE).

RIP Oleksandr Humenyuk

Na manha desta sexta-feira, dia 15 de agosto, nos arredores de Debaltsevo, no combate entre o batalhão voluntário “Kyivska Rus” (Rus de Kyiv) e os terroristas, morreu o comandante do batalhão, Oleksandr L. Humenyuk.

Publicamos as fotos dos que partiram, para que fiquem na nossa memória. Eles não desapareceram, estão connosco, queremos prolongar a sua existência, é o mínimo que podemos fazer por eles (FONTE).

Sem comentários: