sábado, junho 10, 2017

Ucrânia rumo à NATO

Em 8 de junho de 2017, três dias após Montenegro se tornar o 29º membro da NATO, o Parlamento ucraniano aprovou um projeto de lei que estabelece a adesão à NATO como objetivo da política externa da Ucrânia. 276 deputados dos 226 necessários votaram a favor, 25 foram contra e 3 abstiveram. Menos de 10 anos atrás, a escolha de se juntar à NATO foi uma das opções menos populares, mas agora 44% dos ucranianos optam pela NATO para garantir a segurança nacional do país.

Apoio público à adesão à NATO

O apoio dos ucranianos para se juntarem à NATO aumentou devido a agressão militar russa contra o país que começou após a Euromaydan. De acordo com as pesquisas do Fundo de Inovações Democráticas de Ilko Kucheriv, até fevereiro de 2014, este pairava em torno de 15% e a maioria dos ucranianos era a favor de um status não-alinhado para a Ucrânia, que depois subiu ao 33% e agora está no seu máximo histórico. E o apoio a uma aliança militar com a Rússia está em uma baixa histórica. A adesão da Ucrânia à NATO tem o maior apoio nas regiões ocidentais da Ucrânia, enquanto o Sul, o Leste e Donbas são mais ao favor de um status neutro. Se fosse realizado um referendo sobre a adesão à NATO, 78% dos que votariam escolheriam “sim”.

Abaixo está um gráfico do Fundo de Iniciativas Democráticas Ilko Kucheriv, traduzido pelo blogue Ucrânia em África.
A pesquisa efetuada em 28 de dezembro de 2016 (não mostrada no gráfico), revelou que num referendo à favor da adesão à NATO participariam 62% dos eleitores, destes 71% votariam ao favor e 23% seriam contra. 44% dos iquiridos consideraram a NATO a melhor opção para garantir a segurança nacional da Ucrânia, enquanto 26% esperavam um status neutro e 6% apoiassem uma aliança militar com a Rússia, escreve Euromaidanpress.com

Blogueiro: apenas para as pessoas de juízo curto recordaremos que Ucrânia foi atacada militarmente e perdeu uma parte do seu território exatamente quando estava numa posição “não-alinhada”.

Sem comentários: