sábado, novembro 28, 2015

Kulak - comunista que liderava “Foice e martelo”

Stepan V. Fil, o comunista que salvava as pessoas
Holodomor, a fome artificial: preparada, organizada e executada pela alta liderança da União Soviética e do PC soviético levou à morte entre 3,5 à 7 milhões de ucranianos. Como qualquer tragédia, o genocídio revelava melhores e piores qualidades das pessoas. Uns, cegamente obedeciam Moscovo e apenas alguns anos depois foram eliminados no decorrer do terror estalinista, outros tentavam salvar os próximos...

O jornal regional em língua ucraniana, publicado na Crimeia, “Perekop Vermelho”, № 195 de 23 de dezembro de 1932, exorta às repressões severas contra os dirigentes que não entregaram ao Estado soviético a quantidade de trigo e/ou outros cereais, consoante o plano estatal predefinido (na maioria das vezes absolutamente irreal e impossível de cumprir sem condenar às pessoas à uma morte dolorosa durante o inverno-primevera de 1932-1933).
Na primeira página, em letras maiúsculos podemos ler: CASTIGO SEVERO AO KURKULS E OS SEUS AGENTES LUTSENKO, FIL, BILINSKY E RUL – se devem aproveitar as células do partido para a mobilização de todos os esforços para a implementação imediata do plano da recolha do trigo.

Deliberação do Bureau do Comité do PC (b) da Ucrânia do distrito Khorlivski de 21-XII de 1932

2. Fil, membro do partido – o chefe do kolkhoz “Foice e martelo” pela resistência aberta à recolha do trigo, pelo encobrimento da área cultivada, pela recusa de executar as deliberações da reunião magna do kolkhoz sobre a execução do plano anual da recolha de trigo, pela resistência de preparação da terra à lavra, pela atitude maliciosa em relação aos animais de lavouro, o que levou ao esgotamento dos cavalos, pelo não registo de 12 285 kg de trigo. Pelo estatuto social – kurkul (kulak) – expulsar das fileiras do partido e prender imediatamente”.

Da exortação pública do jornal até a prisão e deliberação da polícia política, estava apenas um passo...
Extrato do protocolo № 71/945 do Conselho Especial do Colégio do GPU da Ucrânia Soviética de 1933.

Escutaram: Caso № 202/33845, da Direção provincial do GPU (em 1934 dá lugar ao NKVD) de Odessa contra o cidadão Stepan V. Fil, ucraniano, membro do PC (b) da Ucrânia, acusado ao abrigo do artigo 54-14 do Código Penal (artigo 54-14 significava a sabotagem contra-revolucionária, a sentença ia desde a cadeia efetiva no prazo mínimo de 1 ano com confisco total ou parcial dos bens até ao fuzilamento com confisco total dos bens).

Deliberou-se: Deportar Stepan V. Fil, via OGPU para Cazaquistão por um período de 3 anos, ao local de deportação enviar via etapa presidiária, arquivar o caso (fonte documental).

Blogueiro: dado que a novalíngua da época poderá ser facilmente incompreendida pelos leitores mais novos do nosso blogue, eis a descodificação dos “crimes” do nosso herói, o cidadão que apesar da sua condição do dirigente comunista não se esqueceu da sua condição humana e foi castigado por isso.

Resistência aberta à recolha do trigo: ele não arrancava aos trabalhadores do kolkhoz a totalidade de trigo, percebendo que seguir os mandamentos do partido significaria matar as pessoas de fome; encobrimento da área cultivada: diminuindo a área cultivada na secretaria, conseguia deixar algum trigo para o consumo das pessoas; atitude maliciosa em relação aos animais de lavouro: os cavalos precisam de comer, sem comer não conseguem trabalhar, se trabalham sem comer ficam fisicamente esgotados e porventura morrem; o não registo de 12 285 kg de trigo: não se sabe quantas pessoas faziam parte do kolkhoze, seguramente um pouco de 12 toneladas de trigo poderiam salvar muitas vidas, que não teriam nenhum outro alimento entre o final de safra (agosto-setembro de 1932) e primavera-verão do ano seguinte (maio-junho de 1933).

Não se sabe o destino posterior do Stepan Fil, apenas uma coisa é certa, entre os milhares de dirigentes comunistas que obedeciam as ordens superiores, arrancando o trigo e outros alimentos aos seus, eles ousou desobedecer e sistema comunista do partido-estado o castigou severamente...

Sem comentários: