Em 2 de dezembro de 2025, durante uma visita à Irlanda, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, entregou a Ordem “Pela Coragem” de 3ª classe aos familiares de Robert Deegan — um militar da GUR que morreu lutando pela liberdade contra os ocupantes russos.
Robert, com o nom de guerre / codinome “Irlandets” (Irlandês), lutou pela Ucrânia nas fileiras da unidade “Stugna”, parte da “Unidade Especial Timur” da GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia. Robert nasceu em 1995 na cidade de Newbridge. Era um jovem ativo, curioso e persistente. Serviu na unidade de Rangers do Exército da Irlanda. O pai e o irmão de Robert também são soldados do Exército Irlandês.
![]() |
| RIP Robert «Irlandets» Deegan |
A história de Robert é um exemplo de coragem extraordinária, indiferença ao infortúnio alheio e desejo de justiça. Robert não tinha nenhuma ligação com a Ucrânia, mas após a invasão russa em grande escala, alistou-se como voluntário para lutar contra o agressor ao nosso lado.
Em 2022, foi ferido pela explosão de uma mina terrestre e perdeu um olho. Após tratamento e reabilitação na Irlanda, retornou à Ucrânia. Nas fileiras das forças especiais da GUR, continuou a lutar contra os ocupantes russos nas áreas mais críticas da frente de batalha. Ensinava ucraniano, sempre motivava seus camaradas e tinha um senso de humor extraordinário.
▪ Robert Deegan, de 29 anos, morreu em combate contra os ocupantes russo durante o ataque e a limpeza da Fábrica/Usina de Agregados de Vovchansky, em 17 de setembro de 2024 — ele estava protegendo seus companheiros. Quando Robert foi evacuado do campo de batalha, ele segurava no punho o seu próprio crucifíxio.
Glória e honra a Robert Deegan — filho do povo irlandês, ranger, oficial das forças especiais da GUR!
A Ucrânia sempre se lembrará do nome e do ato heroico do “Irlandês”, assim como de todos os voluntários estrangeiros que lutaram pela liberdade e dignidade na guerra contra o estado agressor da rússia.
![]() |
| Graham Dale, veterano americano da guerra no Iraque |
Em Dublin, o Presidente da Ucrânia também concedeu a Ordem da Coragem de 3ª classe (ambos postumamente) a mais dois voluntários militares da Irlanda, que defenderam Ucrânia nas fileiras das Forças de Defesa e Segurança — Graham Dale (45) e Oleksandr «Alex» Ryzhuk (20).
![]() |
| Olexander Ryzhuk, ucraniano nascido na Irlanda |
Honra!




Sem comentários:
Enviar um comentário