A operação durou de 22 de setembro a 12 de dezembro e resultou em 1027 ocupantes russos mortos, 291 feridos e 13 capturados. Outros cerca de 200 militares russos estão cercados, a sua localização pode ser vista no mapa.
Hoje – na entrada de cidade de Kupyansk, na linha da frente apareceu o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky, que se dirigiu aos militares ucranianos: «Aqui os nossos soldados que estão alcançando resultados para Ucrânia. Muitos russos falaram sobre Kupyansk – nós vemos. Eu estive lá, parabenizei os rapazes. Obrigado a cada unidade, a todos que estão lutando aqui, a todos que estão destruindo o ocupante».
Do lado ucraniano na operação participaram a «Khartia», o 475º Regimento de Assalto «Kod 9.2» da 92ª Brigada de Assalto, unidades da Legião Internacional da GUR do Ministério da Defesa e a 144ª Brigada Mecanizada, as unidades da GUR, SSO, Centro «A» do SBU, unidades KORD e VSP, bem como defesa territorial de Kupyansk. O grupo ucraniano avançou até o rio Oskil, cortando o suprimento dos ocupantes russos.
O TG canal ucraniano DeepState informa que a difícil e longa operação continua, pois ainda existem os enclaves de ocupantes russos na parte central da cidade. Ao mesmo tempo, existem muitas imagens na Internet que confirmam as ações bem-sucedidas das unidades de operações especiais da Ucrânia (SSO), por isso DeepState só divulga as informações que já podem se divulgar com segurança.
Na operação foram libertadas as aldeias de Kindrashivka, Radkivka e seus arredores, assim como vários bairros no norte de Kupyansk!
![]() |
| Os TG canais russos reconhecem o sucesso ucraniano |
Vários TG canais patrioteios russos reconhecem o sucesso da ofensiva das Forças Armadas da Ucrânia em Kupyansk e relatam os grandes problemas enfrentados pelos militares russos. Sua logística está sendo cortada.
Fonte: TG canal @kazansky2017
Bónus
A GUR MOU publicou o vídeo da destruição do avião de transporte russo An-26, ocorrido na noite de 10 à 11 de dezembro na Crimeia ocupada. O aparelho foi atingido por drones ucranianos na base aérea «Kacha» nos arredores de Sebastopol. Os TG canais russos falam na morte de parte da tripulação.



Sem comentários:
Enviar um comentário