sexta-feira, maio 04, 2012

Europa boicota a Ucrânia


Se a Revolução Laranja colocou a Ucrânia na ribalta europeia e mundial, já o atual poder ucraniano faz de tudo para transformar o país no novo pária da Europa.

Recentemente, o presidente da Albânia, Bamir Topi, decidiu ignorar a cimeira dos chefes do estado da Europa Central e do Leste, a ter lugar na cidade ucraniana de Ialta, nos dias próximos 11 – 12 de maio.

Segundo à agência AMA-News, citada pelo jornal ucraniano Expres.ua, o presidente albanês pretende, desta maneira, mostrar o seu protesto contra o “tratamento desumano” dado à ex-primeira-ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko, privada da possibilidade de receber o tratamento médico adequado.

O presidente da Albânia já é o décimo chefe do estado que decidiu não participar na cimeira ucraniana, antes a mesma decisão oficial foi tomada pelos líderes da Alemanha, República Checa, Áustria, Itália, Eslovênia, Estônia, Croácia, Letónia e Bulgária. A presidenta da Lituânia, Dalia Grybauskaité, ainda não informou sobre a sua decisão.

Apenas um presidente se mostrou decidido de visitar a Ucrânia, o polaco Bronislaw Komorowski. Ao título de exemplo, na última cimeira dos chefes do estado da Europa Central e do Leste em Varsóvia, participaram 19 chefes do estado.

Euro-2012 será boicotado pelos comissários europeus

Além disso, a representação da União Europeia na Ucrânia informou na sua página de Facebook, que, além do Durão Barroso, nenhum dos comissários europeus participará nas cerimónias dedicadas ao Euro – 2012 na Ucrânia.

O Presidente Barroso não tem nenhuma intenção de visitar a Ucrânia ou participar nos eventos dedicados ao Euro-2012. Essa posição é partilhada por todos os comissários europeus”, pode-se ler no comunicado. A representação ressalta que a União Europeia estará pronta para colaborar com o poder ucraniano no futuro, mas exige que este poder respeite os valores democráticos e a supremacia do direito.

Merkel e boicote do Euro-2012

A chanceler alemã, Ângela Merkel, esta a refletir sobre a possibilidade do boicote político do Euro-2012, se Yulia Tymoshenko não seja libertada até o início do campeonato, escreve “Der Spiegel”.

Se a líder da oposição, que esta na prisão, não será libertada até o início do Euro-2012, Merkel recomenda aos ministros do seu governo não visitar a Ucrânia”, escreve o periódico. A única exceção será feita ao Ministro do Interior, Hans-Peter Friedrich e só no caso, se este receber a permissão de visitar Yulia Tymoshenko no estabelecimento prisional.

O instituto sociológico alemão, Emnid, divulgou um estudo, publicado no jornal “Bild am Sonntag”, mostrando que 52% dos alemães concordam com a decisão da Ângela Merkel de não visitar a Ucrânia e 50% defendem a transferência do campeonato para um outro país, informa Expres.ua

2 comentários:

Europeísta disse...

Qual é a opinião do blogueiro?

Jest nas Wielu disse...

apoio absolutamente a medida, por isso o artigo foi publicado...