sexta-feira, setembro 09, 2011

Ucrânia aos olhos americanos

Recentemente, nos EUA saiu terceiro guia turístico dedicado a Ucrânia. O seu autor, americano Andrew Evans viveu na Ucrânia durante alguns anos, visitando a maioria das regiões do país. Eis as partes mais interessantes das suas observações sobre Ucrânia e ucranianos.

Sobrevivência está no sangue dos cidadãos da Ucrânia. Eles conheceram muitas desgraças, talhadas à humanidade, mas conseguiram sobreviver. A crise financeira mundial é a confirmação disso. O sentimento da certeza está enraizado na compreensão de uma verdade simples: se por acaso acontecer algo, os ucranianos vão pegar pás, enxadinhas e ancinhos para cultivar nas suas dachas a batata e sobreviver o Inverno mais rigoroso.
A sociedade ucraniana tem muitas mulheres idosas. Parece que elas estão em todo o lado e sempre estão ocupadas com algo: varem as ruas, carregam os sacos muitíssimo grandes, vendem alguma coisa. Porquê Ucrânia tem tantas babushkas? Durante a II G.M., URSS perdeu 20 milhões de pessoas (26,6 para ser mais preciso), maioritariamente homens jovens. As suas esposas, irmãs e mães sobreviveram e agora representam a maioria da população. Elas são velhinhas, mas fibrosas, se reformaram durante a Independência e sobreviveram as dificuldades.
Os ucranianos tratam todas as senhoras idosas com respeito – babushka, babulya ou babusya. A maioria das crianças ucranianas foi educada por elas. Para os turistas estrangeiros elas são testemunhas vivas dos acontecimentos históricos: guerra, Holodomor. Comprando das velhotas as flores ou sementes de girassol, você, dessa maneira, as apoia a ajuda financeiramente. Será justo dizer que agora, os ucranianos vivem melhor, do que em qualquer outra época da sua história.
O passado incerto e a insegurança sobre o dia de amanha criaram nos ucranianos a resistência superior. As suas decisões dependem sempre daquilo que realmente importa – mudança das estações, família e a capacidade de sobreviver. Hoje eles conhecem o seu papel na história e com grande orgulho olham para o seu passado nada simples. Pela primeira vez eles têm acesso à verdade histórica.
Na Ucrânia vocês são avaliados pela roupa. Saindo para o público, os ucranianos vestem-se de melhor, independentemente do seu estatuto social. Se você venha no tempo frio, conseguirá ver com próprios olhos como as mulheres conseguem não cair no gelo de salto alto e os homens ter as calças limpas durante todo o dia, apesar de lama.
Ucranianos gostam da conversa à mesa – bebem, comem, cantam, contam histórias e anedotas. Eles são bons filósofos. São hospitaleiros e com muito gosto abrem as portas para qualquer forasteiro, quem conhecem não mais que um minuto. Ao visitante vão oferecer chá e quase certo que uma boa refeição.
As forças ocultas para os ucranianos são a razão de todas os males e desgraças. O tipo mais comum é o mau olhado. Ele pode provocar cansaço, depressão, dor dos dentes, discussões na família, problemas no serviço, evacuação aguada.
Ucranianos adoram ler. Os livros são símbolo estatutário. Por isso mesmo na província mais longínqua você encontra grandes livrarias da literatura ucraniana e russa. O regime soviético permitiu a leitura de alguns escritores estrangeiros. Aqui as pessoas conhecem Hemingway, Jack London, John Steinbeck e Arthur Conan Doyle. As canções populares ucranianas são sobre o amor, vodka ou amor à vodka. As vezes ainda o toucinho. Algumas são brincalhonas, mas maioria – cheias de tristeza. O instrumento tradicional para o acompanhamento é a bandura em forma de lágrima. Mas hoje cantam mais com a guitarra. O folclore soviético também faz parte do repertório.
Os estrangeiros ficam chocados com a convicção dos ucranianos do que a própria vítima é culpada do crime. Eles nunca abrem a porta sem perguntar “Hto tam?” ou sem olhar para o buraquinho de vigia. No mercado não lhe venderão os produtos estragados e lhe dirão elogios de todo o coração e sem nenhuma ironia.
Ucranianos sabem ficar na fila. Ao mesmo tempo não respeitam os restantes pessoas nela. Pode acontecer que você está nela uns 20 minutos ou mais, até que à sua frente se meterá, sem nenhuma desculpa, algum descarado. Com estes melhor não se meter. Se em frente do guiché você procura o dinheiro ou bilhetes, então ucranianos acham que isso lhes dá o direito de ocupar o seu lugar. Cuidado! Podem ficar no fim da fila... Quando aparece eléctrico, autocarro ou metro, se esquecem da fila. Todos tentam entrar no transporte mais depressa e primeiros, empurrando todos os outros. Se serão vagarosos, correm o risco de não entrar dentro.
Ucranianos gostam de fotografias. Cada família tem em casa um tesouro com os álbuns. Os desconhecidos nas ruas também não se oponham se os fotografam. Se um adulto repara que é fotografado, ele deixa de sorrir e faz uma cara séria como “para passaporte”. Se o pedir para sorrir, ele mais certamente responderá “vsyo/use” (basta) e irá embora. Os deficientes das cadeiras de rodas são possíveis de encontrar apenas junto à igreja onde eles pedem a esmola. Na Ucrânia essas pessoas não têm nenhuma infra-estrutura.
Nos autocarros e outros transportes no Inverno por vezes é muito frio, e você, vai rezar para que entre uma grande babushka e sente ao seu lado. Os comboios são melhores meios para se mover no país, pois custam muito barato. E ali você irá ver uma Ucrânia genuína. Se você quer voltar da Ucrânia vivo, não beba a água da torneira. Ela é terrível no sabor e provoca uma diarreia horrível. Beba a água mineral ou então fervida. Chá e bebidas nos restaurantes são seguros.
Se você quer uma verdadeira comida ucraniana – faça tudo que é possível para aparecer num jantar familiar. Nenhum restaurante conseguirá alcançar uma mestria culinária como babushka ucraniana. Viajar sem comida na Ucrânia é tido como pecado. As pessoas que você conheceu agora mesmo podem lhe oferecer grandes cestos de alimentos “para o caminho”. Mesmo se isso é uma viagem de duas horas de autocarro. Ucranianos gostam do sorvete durante todo o ano. Ele é vendido e comido nas ruas, mesmo nos dias mais frios de Janeiro. Se o sorvete não se derrete na boca, ele é mastigado.
Se viajar com as crianças então uma boa ideia é comprar o assento para a sanita e sempre o ter consigo. Isso pode facilitar as visitas às terríveis casas de banho do tipo “buraco na terra”. Ou os retretes nos comboios. As fraldas podem ser compradas em qualquer grande supermercado. Apenas digam “pampers” com a pronúncia russa.
Comprando a roupa para visitar Ucrânia, levem consigo o estojo de costura e um considerável stock de botões, pois na Ucrânia eles são frequentemente arrancados. Dependendo da parte do país que você irá visitar, levem o dicionário de bolso russo ou ucraniano, melhor ambos.
Permitir que um homem lhe compra as bebidas e também aceitar o convite para ir à sua casa são ideias péssimas. Aos mais insistentes é possível dizer que você é uma mulher profundamente religiosa: “Ya verushaya / Ya viruyucha”. E eles a deixarão em paz.
Coloquem os seus pertences em uma mala simples, nada mercante, para não chamar a atenção desnecessária. Para os passeios pela cidade não levem as carteiras “brilhantes” – coloquem as coisas no saco plástico de compras, que é usado pela maioria dos ucranianos. Os ladrões nunca pensarão de o roubar.
No museu você será imediatamente e sem nenhum apelo informado para onde ir e o que ver. Passeios livres pelas salas – isso “ni-ni”, e se você terá a coragem de deixar passar uma sala ou ir na direcção oposta, irá sentir em si a irra da babushka. Por causa da falta de financiamento, os museus raramente ficam quentes, e os vigias não ligam a luz na sala, até que você entre nela. No entanto, o efeito de ligar e desligar a luz, dependendo da direcção do seu movimento mais certamente dá a sensação da sua própria omnipotência.
Ucrânia se prepara cada vez mais para o turismo organizado em grupos. Se você quer ver algo definido é melhor escolher essa possibilidade. Mas ai você não saberá o que significa a Ucrânia genuína. As mulheres extremamente brutas em capacetes, comboios nocturnos e escapadelas à natureza ficam fora do autocarro turístico. Mas por vontade própria você terá uma oportunidade óptima de comunicar com as pessoas locais e isso é o mais valioso e mais interessante na viagem a Ucrânia.
Fonte:
http://www.storyroom.ru/miscstory/4760-ukraine-through-the-eyes-of-american.html

Sugestões sobre o tursimo na Ucrânia:
http://www.traveltoukraine.org

Bónus

5 lugares à visitar na Ucrânia, sugestão do Andrew Evans (YouTube):

Sem comentários: