quinta-feira, setembro 29, 2011

Ucranianos na cultura pop ocidental


Após dedicar a primeira parte do estudo ao retrato da Ucrânia e das ucranianas (ler AQUI) nas telões de Hollywood, vamos ver como a cultura pop aproveita (ou aproveita-se) dos ucranianos machos.

Andriy Shevchenko nasceu em Yahotyn na província de Kyiv e se tornou o jogador do Dynamo Kyiv e da selecção da Ucrânia. Em 1999 ele transferiu-se para AC Milão, em 2006 foi para Chelsea, nas últimas épocas novamente representa Dynamo Kyiv. É casado com modelo americana de origem polaca, Kristen Pazik e até fez as aparições como modelo para o seu amigo pessoal, designer Giorgio Armani. Shevchenko fala inglês, italiano e russo, apenas não se expressa em ucraniano, pelo menos publicamente.

Enquanto o campeão mundial de boxe na versão WBC Vitali Klitschko se interessa pela política, o seu irmão Wladimir continua a carreira do pugilista, reunindo os títulos de pesos pesados pelas versões de IBF, WBO, IBO e revista Ring Magazine. Além do boxe, Wladimir Klitschko fez duas aparições curtas no cinema: em “Ocean’s Eleven” (2001) e no “Keinohrhasen” (Coelho sem Orelhas), comédia romântica estrelada e dirigida pelo alemão Til Schweiger. Wladimir Klitschko também aparece no papel do vaqueiro dançante no vídeo musical “Part of Me” do Chris Cornell e Timbaland. A história reza que Chris Cornell (ex-vocalista dos Soundgraden) conheceu Klitschko em uma tentativa de luta de rua e em resultado eles se tornaram amigos. Além disso, ambos os irmãos Klitschko participam no filme autobiográfico Klitschko inside the ropes (Klitschko: no ringue).

Outro ucraniano famoso é Eugene Hutz (Yevhen Hudz), vocalista do grupo do punk cigano Gogol Bordello e actor. Nascido em 1972 em Boyarka, província de Kyiv, ele possui as raízes russas, ucranianos e ciganas. Após o desastre de Chornobyl, a sua família emigrou para os EUA, através de longa viagem pela Polónia, Hungria, Áustria e Itália. Em 1999, Gogol Bordello editaram o seu primeiro álbum, que brevemente os tornou mundialmente famosos, foram convidados a tocar nos festivais como Coachella, Lollapalooza, Glastonbury, entre outros. Actualmente Hutz vive entre Nova Iorque e Rio de Janeiro. Em 2008 ele participou no filme – debute da Madonna “Filth and Wisdom”. Aparentemente, Madonna ficou impressionada com a sua performance no concerto “London Live Earth 7” em Julho de 2007, onde eles juntos cantaram e tocaram “La Isla Bonita”.

A origem ucraniana do actor americano Jack Palance (1919-2006) nunca foi o segredo. Nascido como Volodymyr Palahniuk em Hazle Township em Pennsylvania, ele era filho dos imigrantes ucranianos. O seu pai mineiro veio da aldeia de Ivane Zolote da Ucrânia Ocidental e a mãe veio da região de Lviv. Jack Palance sempre teve orgulho das suas origens. Em 2004 ele foi convidado para o festival “Russian Nights” em Los Angeles. Quando os organizadores tentaram lhe entregar o prémio “Artista Popular da Rússia”, Jack Palance disse: “I have nothing to do with Russia or Russian film. My parents were born in Ukraine: I’m Ukrainian. I’m not Russian. Excuse me, but I don’t belong here.” Logo à seguir, ele deixou a sala, apesar da insistência prolongada dos organizadores de lhe entregar o prémio em privado.

Outro Palahniuk famoso é o autor de culto, Charles “Chuck” Palahniuk. O seu avo emigrou da Ucrânia para Canadá, da onde a família se mudou para os EUA. Chuk Palahniuk celebrizou-se pelo seu romance “Clube de Combate,” estrelado no cinema pelo Edward Norton e Brad Pitt.

O realizador americano Vadim Perelman nasceu em Kyiv em 1963, aos nove anos ele perdeu o seu pai em ocidente de viação. Cinco anos mais tarde ele e a sua mãe emigraram para Canadá. Perelman se tornou famoso após o filme de estreia, House of Sand and Fog cujo guião também foi escrito por ele. O filme com Jennifer Conneli e Ben Kingsley nos papeis principais recebeu a nomeação para o Óscar.

Outro astro de Hollywood, Sylvester Stallone, também tem origens ucranianas. A avo da sua mãe Jacquelyn Stallone nasceu e cresceu em Odessa. Em 2002 ela visitou a cidade para procurar as suas raízes. Infelizmente, o filho é demasiadamente ocupado para isso.

Fonte:
http://www.kyivpost.com/guide/general/45373/print

Sem comentários: