sábado, setembro 24, 2011

Guto Pasko no Festival de Cinema de Brasília


O último filme do realizador ucraniano – brasileiro Guto Pasko, “Iván – de volta para o passado”, será exibido na Mostra Panorama Brasil do Festival de Cinema de Brasília. 

SINOPSE 

Em 1942, Iván Bojko foi arrancado de sua aldeia natal na Ucrânia pelos nazistas e levado para trabalho forçado na Alemanha. Em 1948 ele imigrou para o Brasil como refugiado de II G.M. e nunca mais conseguiu voltar para Ucrânia, mas se manteve ligado às tradições culturais do seu país através da musica. 68 anos depois, o filme documenta o retorno de Iván Bojko a sua terra natal, numa verdadeira viagem “de volta para o passado”, aos 91 anos de idade. Baseado nos diários de Iván, as imagens e sons funcionam como canais de acesso a uma experiência do imaginário, que atravessam as simples lembranças do imigrante e chegam até o nosso imaginário também. 

CRÉDITOS 

Produção executiva: Andréia Kaláboa
Roteiro: Guto Pasko
Fotografia: Alziro Barbosa
Montagem: Guto Pasko  e Heidi Peters
Captação de som: Marquinhos Ribeiro e Roseli RibeiroEdição de Som: Ulisses Galleto
Trilha sonora: Musicas Populares da Ucrânia executadas por personagens do filme.
Documentário, cor, digital, 109 min, PR, 2010/11

DIRETOR
Guto Pasko: formado pela UFPR – Universidade Federal do Paraná – Tecnologia em Produção Cênica. É ator, diretor de cinema, roteirista e diretor de produção cinematográfico: É diretor proprietário da produtora de cinema e televisão, GP7 Cinema, desde junho de 2001. Dirigiu os longas Iván – de volta para o passado (2010/2011);  A heroína (2009); Made in Ucrânia – os ucranianos no Paraná (2005/2006 ); co-direção do documentário Antonina, Morretes e Paranaguá – unidas pela história (DOCTV II, 2005); Sociedade (2004). Fez a direção e produção Direção de onze Episódios de ficção para o quadro Casos e causos, da RPCTV (Globo/PR). Dirigiu a minissérie de ficção Cecília a ser produzida em 2011, para a RPCTV (Globo/PR). 

Fonte:
Ivan-de-volta-para-o-passado

Ver o trecho no YouTube:

 

Sem comentários: