sexta-feira, julho 01, 2016

A morte de um cidadão: RIP Wassyl “Mif” Slipak

Muitíssimo infelizmente temos que informar sobre a morte na zona da Operação Antiterrorista (OAT) de um dos melhores barítonos da ópera de Paris, voluntário ucraniano Vasyl Slipak (grafado na França como Wassyl Slipak). A tragédia aconteceu na manha de 29 de junho, nos arredores de aldeia de Luhanske, no distrito de Bakhmut da região de Donetsk. O comando militar expressa as condolências à família e aos parentes do falecido herói.
Baixaremos as nossas cabeças, um grande cidadão e um grande ucraniano morreu defendendo a Pátria e cada um dos ucranianos...
Vasyl Slipak era um cantor de ópera com o nome mundial, um dos melhores barítonos do mundo, nos últimos 20 anos vivia e trabalhava na França, era solista de Ópera de Paris. Desde o início da agressão russa e da guerra russo-ucraniana, Vasyl deixou a sua carreira artística para se dedicar à defesa da Ucrânia. Primeiro como voluntário da «Fraternité Ukrainienne», ultimamente como combatente voluntário nas fileiras do “Setor da Direita”.
Vasyl Slipak se tornou o exemplo do cidadão e patriota. Ele não era um soldado profissional, era um cantor de ópera que adotou o nom de guerre “Mif” uma abreviatura de Mefistófeles, herói da ópera “Fausto”, baseada na obra do literária do Goethe.
      
Oiçam a sua favorita ária do Mefistófeles:
https://www.youtube.com/watch?v=E9iGbQKtFmE

Ou então a ária “Toureador” cuja performance valeu ao Vasyl o prémio da “Melhor atuação masculina” no festival internacional de cantores de ópera de Armel e uma fortíssima ovação do público presente:
https://www.youtube.com/watch?v=q0yKwNIE_9k

Vasyl Slipak, um grande artista e um grande cantor morreu como um soldado. Como um grande defensor do seu país e do seu povo. É uma grande perda para todo ucraniano e para qualquer amigo da Ucrânia.
Sobre ele serão escritos os livros, em seu nome serão batizados as ruas, realizados os concertos e e sua vida será estudada nos liceus e escolas de música... A glória eterna ao companheiro “Mif” que colocou a vida por cada um de nós, o seu sacrifício em prol da Ucrânia não será esquecido. Nós não ficaremos indiferentes!

O enterro do Herói ucraniano
A atuação do Wassyl Slipak na Ópera de Paris
Pela informação preliminar a missa de corpo ardente será realizada na cidade de Lviv às 11h00 na Igreja de Guarnição dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (rua Teatralna № 11). De lá, a procissão solene irá para o Cemitério de Lychakiv, onde, cerca das 12h30 irá decorrer a cerimónia do enterro. O Vasyl Slipak será sepultado no Campo dos enterros solenes №76.
Um pedido importante dos familiares do herói! Não tragam nem as grinaldas, nem as flores – usem esses fundos em prol daqueles que estão vivos e que sobreviveram!!!
Informação biográfica: Vasyl Slipak foi se formando no coro ucraniano “Dudaryk” (1971) e graduado pelo Conservatório Musical de Lviv. No Donbas estava inserido no 7º Batalhão especial de DUK PS, era operador de metralhadora. As testemunhas contam que ele morreu cerca das 6h00 do dia 29 de junho, atingido pelo franco-atirador terrorista que usou a espingarda russa de calibre de 12,7 mm. Nenhum colete prova de bala seguraria aquele disparo...
Vasyl Slipak na Maydan de Kyiv em 11/6/2016 no adeus aos voluntários do DUK PS
que nas vésperas morreram na mina de Butivka. É a sua última estadia em Kyiv...
Amigos e leitores, honrem e lembrem deste grande UCRANIANO!

Sacrifícios ontem e hoje
No dia 29 de junho, no Donbas, com as armas nas mãos morreu o cantor de ópera de Paris, Vasyl “Mif” Slipak. 70 anos atrás, na região de Lviv morreu o solista de ópera de Lviv, Ivan “Ivanchuk” Veresyuk, conhecido no Exército Insurgente Ucraniano (UPA) como “porta-estandarte que canta” (na foto). O inimigo que os matou é o mesmo, a linha da frente, novamente, passa pela Ucrânia, embora mil quilómetros mais à leste...
Blogueiro: a guerra russo-ucraniana leva os melhores filhos e filhas da Ucrânia, a verdadeira elite da nação ucraniana. Como escreveu o jornalista russo Arkadiy Babchenko: uma das maiores abominações desta guerra feia é que o mundo russo está perdendo a sua população lúmpen, e Ucrânia é obrigada a perder o conjunto transversal da sua sociedade. O mundo russo perde os limpadores dos carros. Ucrânia – os cantores de ópera, jornalistas, especialistas em TI, empresários...

Sem comentários: