segunda-feira, setembro 01, 2014

As histórias da guerra: Volodymyr Parasyuk

O nosso blogue já escreveu sobre Volodymyr Parasyuk (Lviv, 26 anos), conhecido na Maydan de Kyiv como o “centurião Volodymyr”, o homem que deu ultimato ao ex-presidente Yanukovych para que este abandone o poder (ler O homem que acabou com Yanukovych).
Volodymyr na Maydan
Muita coisa mudou desde então, a Ucrânia está, de momento, sob a ocupação russa e Volodymyr, tal como milhares de outros ucranianos defende o seu país no decorrer da Operação Anti-terrorista (OAT). Ele é voluntário de uma das companhias do batalhão Dnipro-1. Tudo razoavelmente bem, até a batalha de Ilovaisk, seguida do cerco das tropas ucranianas naquela localidade...

por: Borys Filatov (o vice-governador da província de Dnipropetrovsk)

Volodymyr Parasyuk – herói da Maydan e o símbolo da resistência (ucraniana) foi ferido pelo estilhaço na cabeça, sofrendo uma contusão.

Ele foi aprisionado por militares russos do exército regular. O entregaram aos chechenos. Que o tentaram humilhar. Arrancavam o crucifixo. Volodymyr não os deixou fazer isso. Disse que a mãe ofereceu. Depois os chechenos o devolveram aos para-quedistas russos. E estes o levaram à RÚSSIA! Lá ele foi interrogado pelo pessoal do GRU. QUE NEM PERCEBERAM QUEM ERA ELE!

Volodymyr enganou-os!

De seguida, Volodymyr, foi devolvido à Ucrânia e entregue aos (terroristas) da “rp de Donetsk”. Eles, também, não perceberam quem lhes calhou e entregaram aos nossos. Volodymyr está dormindo agora. Está tudo bem com ele.

... Já eu, prevejo o dia em que os seguidores do Kadyrov irão novamente arrancar os crucifixos aos russos...

Embora, parece que neles já não há os crucifixos à bastante tempo....

Bónus


Uma nova página com os nomes dos militares russos abatidos, presos, feridos e desaparecidos na Ucrânia (até hoje são 110 nomes com detalhes pessoais, fotos, páginas nas redes sociais): http://lostivan.ru

Sem comentários: