quinta-feira, abril 17, 2025

A revista ilustrada «Pu-Gu» e carnaval ucraniano de Carácas

«Pu-Gu» foi uma revista semanal ilustrada, publicada pela Diáspora ucraniana em Augsburgo, na Alemanha Federal de 1947 à 1949, passando, em 1954 à ter periodicidade mensal. Foi a primeira tentativa na Diáspora ucraniana de oferecer aos seus leitores uma revista ilustrada de entretenimento. 

Jornal «Nova Ucrânia», Kharkiv, 1942: sentados: a partir da esquerda — Arkady Lyubchenko, Sofia Tsarynnyk (Shchadkivska), Petro Sahaidachny, Vsevolod Tsarynnyk (editor-chefe).

No Brasil a revista «Pu-Gu» teve um representante especial, o padre greco-católico ucraniano Wasyl Petruk, residente em São Paulo. O editor e chefe da redação da «Pu-Gu» era Vsevolod Tsarynnyk (Charnetsky), membro sénior da OUN(M). É de notar, que apesar de alguns dos seus quadros dirigentes terem a filiação na ala histórica da Organização dos Nacionalistas Ucranianos, a OUN(M), a revista mantinha a linha editorial independente, tentando ser um orgão apartidário, informativo e ilustado, dirigido à toda Diáspora ucraniana, residente em vários países e continentes. 

O carnaval ucraniano de Carácas 

Na sua edição de janeiro-março de 1955, aparentemente a última, antes do fecho, a revista publicou o texto sobre a rainha ucraniana do Carnaval de Carácas, em Venezuela. 

Revista ucraniana «Pu-Gu», edição janeiro-março de 1955, I (82)

Naquele ano a rainha ucraniana do carnaval foi eleita Oxana Evtukhiv, filha dos emigrantes ucranianos*, sob o nome de Oxana I. Nas fotos podemos ver a rainha sentada no caro alegórico, decorrado com tapetes e cercada pelos «súbditos» vestidos de trajas nacionais. 

Oxana Evtukhiv, a Oxana I

Três bravos «cossacos» com bigodes bastante fartos, embora obviamente postiços, estavam acompanhar a procissão. 

A rainha ucraniana foi recebida com a pompa e circunstância na Casa da Ucrânia de Caracas, a escola ucraniana mereceu o destaque na TV local. O autor da reportagem menciona que o projeto do carnaval ucraniano, que chamou tanta atenção da sociedade venezuelana, recebeu os apoios do Venedikt Vasyuk (engenheiro agrícola, Ministro da Agricultura na República Ucraniana dos Cárpatos em 1939), na década de 1950, o líder da Comunidade Ucraniana de Venezuela. Além disso, outros dois nomes merecem destaque na reportagem, como pessoas que fizeram bastante em prol dos ucranianos de Venezuela: metropolita Leonid Lototsky e Yuri Waschenko.

* EVTUKHIV Oleksandr (15.02.1898, Kamianets-Podilskyi, região de Khmelnytskyi – 07.06.1966, Caracas, Venezuela). Chefe do Estado-Maior do 1º Regimento Operário dos Cossacos Livres de Kyiv, chefe da guarnição militar de Vinnytsia, o comandante militar da província de Podilsk, chefe militar do 1º destacamento insurgente do Corpo Separado de Choque do Exército da República Popular da Ucrânia (1919), engenheiro, tradutor.

Até mais recentemente viviam na Venezuela cerca de 9.400 ucranianos.

Sem comentários: