As imagens provêm da coleção exclusiva de cartões da diáspora de Ihor Pavlishyn (o Sr. Ihor continua a colecionar cartões, por isso, se tiver algo para partilhar, escrevam-lhe).
Yaroslava Surmach Mills (11 de julho de 1925, Nova Iorque - 17 de setembro de 2009, Denver), assinava as suas obras como «Yaroslava». Um dos principais motivos do trabalho do artista eram cenas da vida popular ucraniana. Foi a vida popular e os rituais que ela retratou em várias séries de postais, bem como em vitrais religiosos com cenas da vida popular da Ucrânia.
Yaroslava Surmach nasceu numa família ucraniana nos Estados Unidos. Aliás, os seus pais eram os donos da famosa livraria «Surma», em Nova Iorque. Yaroslava era casada com Charles Wright Mills, o professor da Universidade de Columbia, um sociólogo americano e intelectual de renome.
Yaroslava Surmach-Mills formou-se em belas-artes no Cooper Union College. Ela tinha um conhecimento profundo do cânone e da iconografia bizantina. Mais tarde, ensinou iluminura e caligrafia gótica e celta no Manhattanville College (1950-1955).
![]() |
Editora «Surma», Nova Iorque, EUA |
Trabalhou como ilustradora para revistas infantis e pintou em vidro. Também pintou ícones, pintou ovos da Páscoa e vidro e ilustrou livros infantis. Em particular, ela ilustrou o famoso livro infantil «The Mitten» (1964). Foi a artista-chefe e editora da revista infantil «Humpty Dumpty».
Os seus vitrais exclusivos podem ser vistos no Edifício do Senado em Nova Iorque e na Igreja de São Demétrio em Toronto. O seu livro «Janelas para o Céu» (2008) apresenta cada vitral desta igreja com uma explicação do significado litúrgico e simbólico. O livro inclui ainda o seu ensaio «Desenhar com Luz e Cor».
Compilação: Diáspora.ua
Sem comentários:
Enviar um comentário