quinta-feira, janeiro 09, 2025

Mercenário italiano é capturado pelas FAU em Kupyansk

Mercenário italiano Gianni Cenni alistou-se no exército russo em 13 de novembro de 2024 para participar na invasão da Ucrânia. Ele foi capturado pela inteligência ucraniana na região de Kupyansk na Donbas ocupada, informa Today.it  

Um italiano mercenário do exército russo foi capturado pelas forças especiais ucranianas na Donbas. Seu nome é Gianni Cenni, nascido em 19 de agosto de 1973, segundo consta na caderneta militar que lhe foi entregue pelo Ministério da Defesa da rússia e em um documento onde também está escrita a data do alistamento, ocorrido em 13 de novembro de 2024 na unidade militar 58198, no 1º regimento blindado. De acordo com os documentos que foram divulgados, Cenni tem dois filhos e é casado. O exército ucraniano teria capturado-o entre 7 e 8 de janeiro entre a área de Kupyansk e a região de Lugansk, provavelmente numa operação de reconhecimento e inteligência atrás das linhas inimigas. 

A caderneta militar russa do mercenário italiano

Natural da Campânia, não há nenhum vestígio dele nas redes sociais, exceto por uma antiga página do Linkedin onde ele lista um de seus empregos anteriores como pizzaiolo em Nápoles. Graças ao trabalho do OSINT foi possível rastrear sua recente atividade de trabalho na rússia, na cidade de Samara, da região homônima no rio Volga, onde trabalhou como pizzaiolo no restaurante italiano local, pertencente ao cônsul honorário da Itália em Samara e o putinista convicto, Gianguido Brebbo. «Ele foi meu funcionário até cerca de um ano atrás, depois pediu demissão», diz Brebbo. «Eu sabia que ele tinha se mudado para o sul de Volgogrado, mas não me lembro exatamente para onde».

Sem comentários: