- Houve várias conversas telefónicas entre o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky e o Presidente de Moçambique Felipe Nyusi, durante as quais, entre outras coisas, foi anunciado que Ucrânia está pronta para partilhar a sua experiência na indústria agrícola, e Moçambique pode tornar-se um importante centro logístico na entrega de alimentos ucranianos para outros países africanos.
- Em maio de 2023, o Ministro dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, fez a primeira visita a Moçambique, durante a qual o chefe da diplomacia ucraniana foi recebido pelo Presidente moçambicano, Felipe Nyusi, e manteve conversações com a Ministra das Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo.
Cônsul honorário da Ucrânia em Maputo (1º à esquerda) e os diplomatas ucranianos no encontro com a comunidade ucraniana de Moçambique |
- Em junho de 2024, a delegação ucraniana juntamente com o representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, responsável pelo Médio Oriente e África Maksym Subh, juntamente com o vice-chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia Mykola Tochytsky, e o chefe do Comité de Política Agrária e Fundiária do Parlamento da Ucrânia Oleksandr Hayda e representantes do setor agrícola ucraniano fez uma visita a Moçambique, reuniu-se com o Ministro e vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Moçambique, Celso Correia e Olegário dos Anjos Banze. Durante a sua visita de trabalho a Moçambique, manteve também encontros com a vice-ministra da Indústria e Comércio de Moçambique, Ludovina Bernardo. Na plataforma do Ministério da Indústria e Comércio e com o apoio da Associação para a Promoção de Investimentos e Exportações para Moçambique e da Confederação das Associações Económicas, foi realizada uma mesa redonda B2B com a participação de representantes empresariais ucranianos e moçambicanos.
Embora Ucrânia e Moçambique tenham estabelecido relações diplomáticas em 28 de agosto de 1993, apenas em abril de 2024 realizou-se a inauguração oficial da Embaixada da Ucrânia na República de Moçambique (com a participação do Representante Especial da Ucrânia para o Próximo Oriente e África, Maksym Subh). De acordo com o pedido do Presidente da Ucrânia, com os esforços da team Ukraine na África do Sul, em 2024 foram iniciadas as atividades da primeira embaixada da Ucrânia em Moçambique.
Até o mais recentemente, o posto da Embaixadora da Ucrânia em Moçambique foi ocupado pela Liubov Abravitova, com a residência permanente em Pretória. No entanto, no dia 8 de janeiro presidente da Ucrânia designou o novo embaixador da Ucrânia, diplomata de carreira, Dr. Rostyslav Tronenko, que anteriormente desempenhava as funções do embaixador da Ucrânia em Portugal (de dezembro de 2005 à maio de 2010) e no Brasil (de março de 2012 à outubro de 2021).
Sem comentários:
Enviar um comentário