Essa tarefa não era fácil: os russos e outras tropas da Coreia do Norte estavam matando os seus próprios feridos e fazendo todo o possível para garantir que não houvesse evidências da participação de outro país - a Coreia do Norte - na guerra contra Ucrânia.
Agradecemos aos nossos soldados do 84º grupo tático das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas da Ucrânia e aos nossos paraquedistas (da 95ª Brigada) que capturaram esses indivíduos.
Como todos os prisioneiros, esses dois soldados da Coreia do Norte recebem a assistência médica necessária. Instruiu o Serviço de Segurança da Ucrânia a fornecer aos jornalistas acesso a esses prisioneiros. O mundo precisa saber o que está acontecendo, escreveu o Presidente Volodymyr Zelensky.
Panfletos ucranianos dirigidos aos militares norte-coreanos: «Não morra sem sentido! A rendição é uma forma de sobreviver.» |
Dois combatentes do exército de Kim, nascidos em 1999 e 2005 foram capturados na região de Kursk. Eles ficaram feridos. Militares ucranianos forneceram a assistência médica necessária. Ambos os POW estão seguros. Um dos prisioneiros tinha caderneta militar russa com ele. No documento foi usado um nome fictício, com naturalidade da república de Tyva e profissão civil «alfaiate». No entanto a caderneta não possui nem a foto do seu portador, nem sequer a data de emissão. Dado que os norte-coreanos não conseguem assinar em russo, nota-se que o documento está assinado pelo portador num canto impróprio, no local do carimbo e com uma imagem ilegível, mas que difere, ao máximo, da habitual grafia coreana. Ambos já confirmaram que são cidadãos da Coreia do Norte e começaram a prestar depoimento às autoridades ucranianas.
Nos primeiros momentos da captura e do tratamento médico a comunicação é feita através do Google tradutor, um belo exemplo como as invenções tecnológicas e capitalistas melhoraram as nossas vidas):
Caderneta militar russa em nome de Aranchyn Antorin Ayasovich, embora o Aranchyn real nasceu numa localidade diferente |
Ucranianos, com a ajuda de tradutores sul-coreanos, conseguiram aprender fatos interessantes de norte-coreanos capturados. Por exemplo, eles têm medo real de que seu o seu amado líder os vigie 24 horas por dia e conhece, em tempo real, todos os seus pecados.
Sem comentários:
Enviar um comentário