terça-feira, março 05, 2019

Recordar o general Roman Shukhevych (3)

No dia 5 de março de 1950, em resultado da operação especial da secreta soviética MGB, foi descoberta a casa segura do comandante-em-chefe do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), general Roman Shukhevych, situada na aldeia de Bilogorsha, nos arredores da cidade de Lviv (hoje a parte da cidade).
Foto pós-morte, 5/03/1950 | arquivo do SBU
Na operação participaram cerca de 700 militares do MGB e do exército soviético. Na aldeia, eles cercaram 5 casas onde pensavam que poderia se esconder general Shukhevych. A casa foi descoberta devido as táticas do MGB que combinavam as torturas com uso do agente provocador. Na troca de tiros, e no momento em que Roman Shukhevych tentou romper o cerco, ele abateu major do MGB Rovenko, mas foi gravemente ferido pelo tenente-coronel Fokin (contra as ordens expressas de capturar o líder do UPA vivo) e não querendo cair nas mãos do inimigo suicidou-se com uma bala na testa. O seu corpo, às ordens do MGB, foi reconhecido por alguns dos membros presos da OUN e pelo seu filho, Yuri. O mais provável que de seguida o corpo do general foi destruído em segredo pelo MGB, até hoje o local exato da sua sepultura é desconhecido (ler Mistério da morte do Roman Shukhevych).
Foto rara do Romans Shukhevych tirada na década de 1930, constava no âlbum do MGB 
As primeiras informações sobre a sua morte foram publicadas no Ocidente só nos finais de outubro de 1950. O jornal ucraniano Svoboda, editado ininterruptamente nos EUA desde 1893, publicou a notícia, usando apenas o pseudónimo do general, “Taras Chuprynka”, também usando o pseudónimo para identificar o seu sucessor, “coronel Vasyl Koval” (general Vasyl Kuk).
A imagem é da coleção privada do jornalista ucraniano Vakhtang Kipiani
As forças de ocupação soviéticas celebravam a morte de Roman Shykhevych por diversas vezes. Pela primeira vez, os rumores sobre a morte do comandante do UPA apareceram em 1945. A próxima dessas informações surgiu no outono de 1947. Em 10 de setembro daquele ano, na floresta de Stanimir, na região de Lviv, MGB atacou um esconderijo de OUN-UPA e matou cinco guerrilheiros ucranianos. De um deles dizia-se que era Roman Shukhevych.
Roman Shukhevych e esposa Natália no dia do seu casamento, 1930
Nenhum dos líderes do movimento anticomunista da Europa Central e do Leste conseguiu liderar a resistência armada anti-soviética durante mais de 6,5 anos seguidos. Melhor morrer de pé do que viver de joelhos essa foi a máxima da luta contra o sistema comunista, que Roman Shukhevych seguiu no dia 5 de março de 1950. A foto póstuma foi feita pelo fotógrafo do MGB. General se suicidou para não ser capturado.
fotos: galinfo.com.ua
Ler mais sobre general Roman Shukhevych:
Ver: 12 fotos do Roman Shukhevych

Sem comentários: